O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, deu a largada para ser a primeira unidade no Brasil a dispor de um serviço especializado no atendimento às vítimas de violência, com o foco na Enfermagem Forense. Nessa quarta-feira (1º), foi realizada mais uma capacitação da equipe de enfermagem da unidade de saúde.
Segundo a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas Especiais, Jaqueline Torres, o curso é uma grande oportunidade para os enfermeiros. “Vi muita empolgação da equipe com perguntas e questionamentos. Todos queriam conhecer mais sobre a Enfermagem Forense, não tenho dúvidas de que essa capacitação será um grande ganho para nossa instituição. Cada um deu a sua contribuição”, frisou.
O curso também agregou outras áreas como a Psicologia e o Serviço Social. A boa adesão do público surpreendeu o gerente de Enfermagem, Péricles Mendes. “Foi um dia bastante produtivo, com um bom público presente. O nosso objetivo é tentar que os 300 enfermeiros façam esse curso, porque a grande maioria não conhecia essa vertente. Logo no primeiro dia, já foi possível perceber uma série de oportunidades, que poderão surgir extra-hospitais, foi uma tarde de grande aprendizado”, salientou.
A especialidade em Enfermagem Forense começou no Brasil em 2011 e ainda é recente no País. A enfermeira Ivonete Oliveira, que participou do evento, considerou o projeto de grande relevância. “Para nós, profissionais da saúde, que atendemos diariamente pessoas vítimas de violência é muito importante. É interessante que a gente tenha esse tipo de capacitação para tornar o nosso trabalho cada vez mais resolutivo, ajudar de forma mais humana e com certeza vai somar muito ao meu dia a dia”, comentou.
Segundo a especialista em Enfermagem, autora do projeto e professora da UFPB, Rafaella Queiroga, os colaboradores passaram por três momentos no curso, que terá uma carga horária de 20 horas e todo material didático disponibilizado.
“Nesse primeiro dia, abordamos os assuntos introdutórios da Enfermagem Forense. No segundo momento, aprofundaremos as questões relacionadas à traumatologia forense, por se tratar de um serviço, que será realizado no Hospital de Trauma, aprofundaremos questões relacionadas ao tema e, no último encontro, falaremos dos outros tipos de violência, como abordar os pacientes que chegam na unidade de saúde nessas situações”, ressaltou.
Enfermagem Forense – É a especialidade da Enfermagem, que atua com competências da própria Enfermagem, porém direcionadas para situações consideradas forenses, que são aquelas que envolvem qualquer tipo de julgamento futuro, são elas: violência doméstica, violência sexual, violência contra a pessoa idosa, suicídio, tentativa de suicídio, tentativa de homicídio, afogamento e etc.
Parceria – O projeto ganhou reforço qualificado com a parceria do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica. A parceria aconteceu, após uma reunião entre a coordenadora da Mulher, juíza Anna Carla Falcão, a coordenadora do projeto e professora da Universidade Federal da Paraíba, Rafaella Queiroga, e o gerente de Enfermagem do Hospital de Trauma de João Pessoa, Péricles Mendes.