Entre a paz e a saúde

Falando em paz e saúde, observamos que muitos quando questionados se preferem a paz ou a saúde, logo expressam que preferem a saúde.

Talvez partam da ideia de que quem tem saúde encontra-se fortalecido para o enfrentamento das adversidades da vida e, com isso, com saúde se vive em paz. É aquele ditado que anda por aí: Quem tem saúde, tem tudo, o resto se corre atrás.

Mas um certo dia estava eu visitando uma amiga que já sentia próxima a sua partida, diante da grave enfermidade que lhe atingia. Então, ela nos indagou sobre esse ponto: “Onaldo, entre a paz e a saúde, você optaria pela paz ou pela saúde?”

Naquele momento eu respondi que ficaria com a saúde. Contudo, para minha surpresa, a amiga serenamente disse-me: “Eu fico com a paz, amigo. A ideia de que a saúde se sobrepõe a paz é equivocada. A saúde decorre da paz. Podemos ter saúde física, mas se não estivermos em paz, interiormente, então, essa ausência de paz implica em desassossego emocional que também é uma quebra da saúde. Estando em paz, consigo com tranquilidade enfrentar a enfermidade e até encarar a morte com serenidade. Por isso, Onaldo, tenho a paz como mais importante”.

O tempo passou e quando fui acometido da covid-19, na hora da intubação, naquele momento mais difícil da minha existência, muitas coisas passaram em segundos por minha mente. Rezei e, consciente da gravidade do meu estado de saúde, veio ao pensamento a lembrança desse diálogo com a aludida amiga. Em frações de segundos vi que poderia ter chegado a hora de partir, mas recordando da opção pela paz ou a saúde, me coloquei sereno diante daquele momento e, agradecendo a Deus por tudo que havia vivido, percebi que estava em paz e pude assim, olhar nos olhos da morte, sem medo, sem pânico e desespero.

Realmente a ausência de saúde não estar adstrita exclusivamente ao aspecto físico do ser humano, tendo em vista que a paz encontra-se vinculada ao lado emocional e, quando estamos sob a égide de intranquilidades emocionais, fatalmente sofremos com o afastamento da nossa saúde.

O tempo nos mostrou que a paz é um componente da saúde e, acima de tudo, um estado de compreensão indelével da importância da existência de Deus em nossa vida. Estando em paz, o homem encontra-se com Deus e encara qualquer situação com mais temperança e sabedoria. Desde daquele momento da intubação enxerguei a grandiosidade da paz espiritual e optei por ela.

Onaldo Queiroga

[email protected]

Onaldo Rocha de Queiroga é natural de Pombal, formou-se em Direito em 1987, ocupando diversos cargos na área, em várias cidades paraibanas. Atualmente é juiz da 5ª Vara Cível de João Pessoa e ocupa o cargo de juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ingressou na literatura com o livro Esquinas da Vida e prosseguiu com Baião em Crônicas, Reflexões, Por Amor ao Forró, Crônicas de um Viajante, Meditações, Monólogos do meu Tempo; Efeitos, Homíneos e Naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui