Sebrae Pelo Brasil: presidente Décio Lima lança ferramenta de inteligência  “CiDados” na Paraíba

Desenvolvido pelo Sebrae/PB, a plataforma conta com informações estratégicas de cada município para gerar oportunidades e fortalecer economia

Com o objetivo de apontar as potencialidades locais de cada município para explorar as oportunidades de desenvolvimento econômico, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, lançou nesta terça-feira (23), em João Pessoa, a ferramenta de inteligência CiDados – plataforma digital que apresenta dados estratégicos direcionados à análise de indicadores socioeconômicos, conteúdo demográfico e informações sobre o ambiente de negócios, entre outros detalhes relacionados às características de cada cidade.

Além do lançamento da ferramenta, a agenda do presidente Nacional do Sebrae teve destaque para participação no seminário “Sebrae pelo Brasil”, projeto que tem a finalidade de evidenciar as principais riquezas regionais e abrir oportunidades por meio do empreendedorismo. A Paraíba é o segundo estado a receber a iniciativa que pretende percorrer o país de norte a sul para fomentar as potencialidades de cada território.

“A construção desse processo revolucionário de entender a realidade de cada localidade está sendo feita com a tarefa prioritária nacional de olhar para os estados e municípios e
fomentar o desenvolvimento. O Sebrae Pelo Brasil busca fazer com que a gente crie uma sinergia para potencializar a vocação que o estado da Paraíba tem, assim como outros estados e regiões do país”, explicou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Sobre a ferramenta “CiDados”, o presidente da instituição destacou que a plataforma vai contribuir para que o empreendedor conheça melhor o ambiente de negócios e invista com segurança. “É uma ferramenta que chega para fortalecer tudo aquilo que o Sebrae pode oferecer ao empreendedor para auxiliar na abertura ou crescimento de seu negócio, considerando todo o conjunto de procedimentos que a instituição conta para preparar esse empreendedor”, concluiu Décio Lima.

Para o presidente do CDE do Sebrae/PB, Mário Borba, a presença do presidente nacional da instituição foi importante para compartilhar experiências e dialogar sobre o desenvolvimento econômico do estado.

“Foi um momento oportuno para Paraiba receber a visita do presidente do Sebrae Nacional, sendo o segundo estado que ele visita para dialogar e conhecer melhor a realidade. Isso porque a maioria dos negócios em nosso estado, assim como no país, é formado por pequenas empresas e precisamos cada vez mais apoiar esse ambiente”, comentou.

Por sua vez, o  superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, falou sobre as funcionalidades do “CiDados”.

“A partir de hoje a ferramenta está disponível para o acesso de todos com informações objetivas e com uma linguagem simples para colaborar com os empreendedores paraibanos e indicar as características de cada localidade com detalhes sobre suas potencialidades e oportunidades”, disse.

*CiDados* – é uma plataforma digital que apresenta dados estratégicos direcionados à análise de indicadores socioeconômicos, conteúdo demográfico e informações sobre o ambiente de negócios dos municípios. As informações da página são atualizadas com o uso do painel clusterização dos municípios, que a partir do processo de inteligência artificial gerado pelo algoritmo de Machine Learning, permite que o público tenha acesso ao conteúdo de forma imediata. A proposta destaca as potencialidades de cada território e abre oportunidades para geração ou ampliação do desenvolvimento no ambiente de negócios. A ferramenta está disponível no link: https://usinadedados.sebraepb.com.br/cidados

Também estiveram presentes no evento o diretor de administração e finanças da instituição, Neto Franca, o diretor técnico, Lucélio Cartaxo, além dos membros do CDE,  Alexandre Moura e Luiz Alberto Leite (Facep/PB),  Cícero Freire e Antônio Gomes (Femipe/PB),  Sérgio Martins (Faepa/PB), Raimundo Gilson Frade e Ramildo Porto (Fiep/PB) e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui