“A Natureza no Brincar” é tema da edição 2023 da Semana Mundial do Brincar

Brincar é um dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, especialmente nos primeiros anos de vida.

 

De 22 a 26 de maio, é celebrada a Semana Mundial do Brincar em todas unidades socioeducacionais da Legião da Boa Vontade (LBV), com o tema “A Natureza no Brincar”. Em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, foi criado o Dia Mundial do Brincar, e anualmente mobilizado pelo Movimento Aliança pela Infância. É celebrado em diversos países, tem como objetivo reunir crianças de idades e culturas diferentes, favorecendo a prática do brincar de forma coletiva em espaços públicos e privados, sensibilizando a sociedade sobre a importância da brincadeira e a essência da infância, em parceria com dezenas de outras organizações sociais.

 

Como nasce o brincar?

O brincar que é espontaneidade e liberdade: o livre brincar, que parte dos interesses mais genuínos da criança e que aflora em sua maneira de se relacionar com o mundo à sua volta a todo o tempo e em toda a sua potência. Esse brincar que é linguagem da criança, que é jeito de investigar e criar, e que acontece muito além da brincadeira com começo, meio e fim. A infância é a principal etapa da vida do ser humano; é nessa fase que se aprende os valores que são levados para a vida toda.

 

Dessa forma, é imprescindível construir vínculos positivos nas relações de aprendizagem dos pequenos. A brincadeira, por exemplo, possibilita à expressão das emoções da criança, promove o conhecimento e auxilia no desenvolvimento da parte motora e de sua inteligência.

 

 

Na unidade da LBV em João Pessoa/PB no Bairro do Jaguaribe, nesta quinta-feira,  25 de maio, dás 9h às 11h e das 14h às 16h, o dia está recheado de brincadeiras como petecas, corrida com papelão, jogo da velha com garrafas, acerte o alvo, boliche às cegas, garrafão, queimada e barra bandeira todas as brincadeiras pautadas no respeito ao próximo, no qual será refletido com as crianças e adolescentes amparadas pela entidade no serviço Criança: Futuro no Presente!, como a essência do partilhar, saber ganhar e perder e todas as atividades serão conduzidas pelos educadores sociais da Instituição.

 

 

A Unidade da LBV em João Pessoa/PB, está localizada à Rua das Trincheiras, 703 – Bairro Jaguaribe. 

 

Saiba como ajudar a transformar para melhor a vida de milhares de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, acessando o site www.lbv.org.br ou via chave de e-mail do PIX: [email protected]. Essa e outras atividades empreendidas pela Legião da Boa Vontade podem ser conferidas nas redes sociais no perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui