Imposto de Renda 2023: a uma semana do fim do prazo, mais de 130 mil ainda não declararam na PB

Consulta ao primeiro lote da restituição está disponível a partir desta quarta (24); Sicredi oferece linha de crédito para antecipar restituição com juros baixos

Os brasileiros estão correndo para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2023 dentro do prazo, que se encerra no dia 31 de maio. De acordo com a Receita Federal, até o dia 22 de maio, mais de 130 mil pessoas ainda não declararam o IR na Paraíba. Nesta quarta-feira (24), começa o prazo de consulta ao primeiro lote de restituição, que vai beneficiar 57.278 contribuintes paraibanos.

Em 2023, ao realizar a declaração através da internet, o contribuinte recebe imediatamente a informação se tem direito a receber alguma restituição de tributos pagos no ano anterior. Segundo o calendário divulgado, esses valores poderão ser pagos entre 31 de maio e 29 de setembro, divididos da seguinte forma: 1º lote – 31 de maio; 2º lote – 30 de junho; 3º lote – 31 de julho; 4º lote – 31 de agosto.

Sendo a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina comprometida com o desenvolvimento econômico dos associados e das regiões onde atua, o Sicredi possui uma linha de crédito específica para que os contribuintes possam antecipar o recebimento dessa restituição, isso com juros abaixo dos oferecidos pelos bancos tradicionais e com o valor total na conta em apenas uma parcela.

“O crédito ofertado pelo Sicredi permite que você antecipe os valores da restituição do Imposto de Renda e conte com recursos em caso de imprevisto. Indicando o Sicredi para receber a restituição, você tem apoio para antecipar até 100% desse valor para usá-lo como e quando quiser”, explica Erlivaldo Bandeira, consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste.

Entre os benefícios da antecipação está o fato de o contribuinte não precisar esperar, em caso de urgência, a liberação da Receita para ter acesso aos valores e a comodidade do pagamento ser debitado automaticamente da conta corrente do interessado, de acordo com a data definida para o recebimento da restituição.

Para Erlivaldo, os valores da antecipação devem ser utilizados de acordo com um planejamento financeiro para que, assim, o contribuinte não saia perdendo. “É um dinheiro que deve ser usado em caso de imprevisto, problema de saúde ou outra situação em que se necessite do valor com urgência, ou até para substituir dívidas já existentes que possuam juros mais altos do que os oferecidos no crédito, a exemplo dos cartões de crédito e cheque especial”, conta.

Para contratar o crédito de Antecipação de Imposto de Renda, o interessado deve procurar sua agência ou se informar através do Sicredi mais próximo.

*Sobre o Sicredi*

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,4 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

*Central Sicredi Nordeste – 30 anos*

Neste ano de 2023, a Central Sicredi Nordeste completa 30 anos de atuação, auxiliando no cooperativismo financeiro das regiões e contribuindo com a economia local, geração de emprego e renda, inclusão e educação financeira e no desenvolvimento regional. A Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas, que atualmente, no Nordeste, somam 145 agências do Sicredi e cerca de 210,8 mil associados entre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui