Arre égua, macho, fiz show em Fortaleza

Quando fui convidada pra fazer parte do Festival Maria Bonita Comedy – evento que reúne comediantes de todo Nordeste, em Fortaleza, a minha zona de conforto gritou:
– Vai não mulher. É longe que só a mulesta! Sua hérnia de disco não vai aguentar!
Aí meu caçula, Ian, rebateu:
– Vai, mainha! Aproveita cada momento.
– Mas, meu filho e se não der certo?
– Mesmo que der errado já deu certo!
Apoi, não contei conversa! Arrumei a mala e me danei pra fazer rir na terra do humor. Ui. Nem tinha pensando nisso. Chega deu um frio na barriga. Fui com gastura e tudo.

Quando me vi no palco, na noite de 26 de maio, do Teatro Dragão do Mar, diante da plateia, totalmente desconhecida, as palavras de Ian, que fazia aniversário naquele dia, ficaram ecoando no meu quengo:
– Mesmo que der errado já deu certo!

Meti os peito e só deu certo. Fiz o que tava previsto e o imprevisto também. A parte mais aplaudida. Sempre é.
Estar no palco é sempre um momento incrível. Mas, estar no palco na terra dos humoristas, é emoção indescritível. Saí com a sensação:
– Se riram das minhas piadas no Ceará deve ser porque sou boa!

Aproveitei pra me amostrar bem pouquinho com meu vestido novo. Um show à parte! Foi um presente que ganhei na ONG Idosos em Ação, de Mangabeira, em João Pessoa, feito por dona Francisca, de 70 anos, com tecido de sombrinha. Fez o maior sucesso.

Enfim, apesar das 21 horas de viagem, de não dormir um pingo achando que o ônibus ia virar – toda vez é isso – valeu a pena demais. Conheci uma nova capital; novas humoristas do Nordeste inteiro; novo teatro; fui muito bem recepcionada pelo meu amigo e músico talentosíssimo, João Barbosa (@cumpade_barbosa), que me levou pra conhecer boa parte da capital cearense. Fiz vídeo com força pro stories do instagram.

Sem contar no acolhimento, onde eu chegava – casa de Keka Abrantes, sua filha, Pétala e sua diarista, Silvia, que até ensaiei pra ela; a atriz Ana Cristina Viana que me recebeu em sua casa e conversamos muito onde o mote principal foi essa tal de maturidade; os motoristas de aplicativos, enfim, o Nordeste sendo Nordeste quando o assunto é hospitalidade.

Mas, voltando a coisa do improviso, entre os vídeos postados, um bombou mais que todos. Foi o da minha “paciência” que me fez chegar na rodoviária quatro horas antes da hora da viagem. Botei no reels e foi. Até agora, já vai com mais de 11 mil visualizações. Passada! Como diz no Ceará, “arre égua, macho!”

Meu agradecimento todo especial a comediante cearense e organizadora do evento, Patrícia Nassy, pelo convite. E as outras mulheres que vieram de outros estados nordestinos. Do Ceará, além de Patrícia, foram Laiza Milena, Ju Maia, Keka Abrantes, Taynan Gouveia, Shy Morais, Eveliny Renoir e Jane Venceslau. Do Piauí, Sávia Aragão e do Rio Grande do Norte, Yasmin Freitas.

Participaram também as pernambucanas Thalyta Almeida, Simoneide Almeida, Erica Ferrer, Júlia Vilela e Michele Félix. Do estado da Bahia, foi Lanni; da Paraíba, além dessa pessoa que vos escreve, teve Josi Dionísio; de Alagoas, Claudia Helena e de Sergipe, Agnes Sandiny.

Fizemos rir na terra do humor? Foi isso mesmo? Alguém aí me belisca que não tô crendo!

Arre égua, macho, fizemos show em Fortaleza!

O humor sempre esteve presente na minha vida. Desde criança. Afinal, sou filha de pais bem munganguentos. Até hoje, pra onde me bulo, vejo uma coisa engraçada. Mesmo nos momentos mais sérios. Há oito anos, resolvi “empacotar” esse humor orgânico e botar “à venda”, em forma de standups, textos, crônicas, podcasts e vídeos postados nas redes sociais. No insta: @_romye e no youtube: Romye Schneider. Divido tudo isso, com o jornalismo, profissão que amo e exerço há 30 anos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui