Abertas as inscrições para a Pós “História do Brasil e Patrimônio Cultural”

Com professores doutores e mestres, as aulas acontecerão aos sábados

Estão abertas as inscrições para a Pós Graduação “História do Brasil e Patrimônio Cultural”, promovida pelo Uniesp, em João Pessoa. As aulas serão presenciais, a cada quinze dias, aos sábados, com duração de 14 meses, sendo teóricas e práticas, com visitas técnicas em locais históricos e em instituições. A previsão de início das aulas é dia 22 de julho.
Segundo a coordenadora da Especialização “História do Brasil e o Patrimônio Cultural”, professora Sandra Marques Sobral, “esta pós graduação consiste, por um lado, no estudo crítico dos bens culturais, e por outro, nas políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural, tendo como pano de fundo as narrativas da História do Brasil que nos orientam na interpretação desses bens culturais de natureza material e imaterial”.
Entre as disciplinas que serão ministradas estão “História Social e Política do Brasil”, com o professor Jean Patrício, “,Historiografia Brasileira”, com José Acácio Gouveia, “História da Urbanização do Brasil: Memória e Patrimônio”, com o professor Cristiano Amarante, “Os Espaços da Memória e a História do Brasil” e “Educação Patrimonial e Propostas de Ensino Formal e Informal no Brasil”, ambas com a professora Janaína Camilo. Todo o corpo docente é formado por mestres e doutores.
“É na perspectiva de contribuir para uma reflexão mais acurada sobre o conhecimento das diversidades regionais do Brasil, dando ênfase ao Patrimônio Cultural, que estruturamos o programa de Especialização em “História do Brasil e Patrimônio Cultural”. Nessa perspectiva, a História se coloca, hoje, como um campo de reflexões que poderá render frutos à produção historiográfica” afirma a coordenadora.
Entre outros objetivos a Pós Graduação em “História do Brasil e Patrimônio Culutral” vai incentivar articulações interdisciplinares sobre aspectos da História do Brasil privilegiando enfoques de cotidianos comunitários, movimentos sociais, práticas culturais e religiosas, circuitos produtivos, intercâmbios culturais, construções de espaços ambientais e relações de poder.
O curso também vai estimular a capacidade investigativa para o aperfeiçoamento da formação profissional, promover o aprofundamento de estudos sobre a História do Brasil através da interpretação dos patrimônios históricos e culturais, fomentar a produção histórica, qualificar profissionais na pesquisa e docência, estabelecer reflexões sobre o ensino de história, estimular a pesquisa voltada para a promoção dos direitos humanos; interpretar a narrativa da História do Brasil em diferentes períodos através de signos e sinais presentes em documentos; desenvolver habilidades na promoção da preservação do patrimônio histórico e cultural, e, por fim, proporcionar a compreensão de novas metodologias de educação patrimonial para o exercício da cidadania e da preservação das identidades culturais locais e nacionais.
Inscrições e maiores informações nos telefones (83) 2106 – 3846 ou 9 8816 – 0240

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui