Mesinhas Digitais: auditoria do TCE-PB elogia equipamentos tecnológicos adquiridos pela Secretaria de Educação e Cultura

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através de um relatório de acompanhamento da gestão assinado pela auditora Renata Diniz, não apontou irregularidades na aquisição de 228 mesinhas interativas digitais pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Além disso, o relatório elogiou a qualidade dos equipamentos, destacando efetividade das ferramentas no auxílio à inclusão de pessoas com deficiência na educação infantil do Município.

“A mesinha revelou-se bem mais que uma mesa pequena. É feita com um material plástico resistente, com tela touch screen, som, diversos aplicativos pedagógicos, e à prova de água”, afirmou Renata Diniz, e complementa: “A mesinha acompanha também uma plataforma de software em que é possível registrar as escolas, alunos e planos de aula. Merece registro a existência de planos de aula sugeridos pela plataforma que já relacionam diretamente aos componentes da nova Base Nacional Comum Curricular”, detalha o documento.

A auditora, que é mãe uma criança autista de 11 anos, relatou a importância deste tipo de equipamento para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças especiais. “As mesinhas possuem aplicativos para apoiar o desenvolvimento do cérebro autista, ajudar na alfabetização, livros escritos em língua portuguesa e ‘contados’ na linguagem de libras e tantos outros. Os sons, o colorido, a resposta do equipamento a uma ação do aluno sem a intermediação de um adulto pode ser uma importante porta para o desenvolvimento destas crianças”, elogiou.

Para concluir, a auditora Renata Diniz destacou que mesmo tendo um alto custo, os equipamentos são de suma importância para o processo de desenvolvimento das crianças. “De fato, as mesinhas não são baratas. Na verdade, para a mãe de uma criança deficiente, elas nem preço tem”, revelou.

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, recebeu com naturalidade o relatório do TCE-PB. Segundo ela, a gestão tem feito de tudo para modernizar toda a Rede Municipal de Ensino, ofertando assim uma educação de qualidade aos alunos matriculados nas unidades de ensino.

“O sentimento que tenho hoje é de alegria, de felicidade, de gratidão a Deus. Tenho ainda mais certeza que estamos no caminho certo, trazendo todos os equipamentos, trazendo tudo que é necessário para a aprendizagem nas escolas públicas, independentemente do valor que tenha. O valor é bem maior quando a gente vê o resultado daquilo que a gente quer que aconteça, que é uma educação pública de qualidade em João Pessoa”, destacou.

Allan Hebert

Foto ilustrativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui