Estudantes de Direito devem atuar como conciliadores e mediadores nos Cejuscs do TJPB no Unipê

Representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba (Nupemec-TJPB) e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), definiram esta semana, durante uma reunião, na sede da Retoria da universidade, que em breve, estudantes do curso de Direto da instituição devam ser convocados, através de edital, para aturarem como conciliadores e mediadores nos Centros Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/Família e Fazendário), que o Poder Judiciário mantém com a instituição acadêmica, através de convênio.

Na ocasião, segundo informações do coordenador adjunto do Nupemec, o juiz Euler Paulo de Moura Jansen, também foi abordada a formação de conciliadores e mediadores, inclusive de professores daquela instituição para que futuramente o Unipê possa se cadastrar como instituição formadora, no Sistema de Controle de Ações de Capacitação em Mediação e Conciliação do CNJ (Conciliajud), uma plataforma digital que possui funcionalidades para a gestão dos cursos e dos bancos de dados dos profissionais que cumpriram, para cada etapa das ações de capacitação, os requisitos do Regulamento das Ações de Capacitação.

Ainda de acordo com o magistrado, com estas etapas cumpridas, os alunos do curso de  Direito do Unipê teriam uma experiência que levariam para além da vida acadêmica, por utilizar-se dos aprendizados profissionalmente, estimulando a semeando uma cultura de paz e conciliação.

O coordenador adjunto do Nupemec do TJPB, o magistrado Jailson Shizue Suassuna, também participou da reunião. Para ele, o momento foi importante para renovar e consolidar as relações de parceria entre a instituição universitária e o Poder Judiciário. “Na ocasião, foram discutidas melhorias estruturais para os Cejuscs que atuam na instituição. Agora é só aguardar a publicação do edital de seleção dos estudantes estagiários e, assim, formar bons conciliadores”, destacou o juiz

Além dos coordenadores adjuntos do Nupemec do Tribunal de Justiça da Paraíba, os magistrados Euler Paulo de Moura Jansen e Jailson Shizue Suassuna, também participaram da reunião o juiz titular da 3ª Vara de Família da Capital e coordenador do Cejusc Família, Ricardo Freitas, a coordenadora do Cejusc Fazendário, a magistrada  Lucianna Celle, além da reitora do Unipê, professora Mariana de Brito Barbosa e o coordenador do curso de Direito, Antônio Toscano.

Por  Valdez Pacífico

Tribunal de Justiça da Paraíba

Gerência de Comunicação Institucional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui