A segunda noite da Festa das Neves, realizada no Parque Solon de Lucena, teve uma atmosfera sagrada. O show do padre Márcio José, pároco da Paróquia Santana e São Joaquim, no Pedro Gondim, atraiu os fiéis que acompanharam cada canção com o coração cheio de paz. O evento, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, segue até 5 de agosto. Neste sábado (29), tem show da banda Caronas do Opala na programação, a partir das 20h.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que o trabalho realizado tem o intuito de reafirmar o conceito da Festa das Neves, que é uma festa religiosa e popular. Ele observa que, na última noite, houve um encontro muito feliz de diversas lideranças, cantores religiosos que fazem sucesso, estão construindo uma carreira e têm uma relação muito fértil com o seu público.
“As pessoas cultuam esses cantores de maneira muito majestosa, muito fiel, acompanham onde eles estão. A Festa das Neves continua com seus músicos, nossas culturas populares, o cordel, o parque de diversões, de maneira que possamos ter um período de muita festividade, tranquilidade e segurança para nossas famílias”, destacou.
Durante a apresentação, o padre Márcio gravou o DVD Peregrino, contando com as participações dos cantores Aduílio Mendes, Ivaldo Dias e Matheus Lira, do padre José André, das cantoras Laís Menezes e Mariah Yohana.
“É uma alegria, uma felicidade poder levar ao povo a mensagem evangelizadora. Como sacerdote da igreja local na Paraíba, me uno a todos os padres para fazer deste palco uma grande tenda de oração, uma grande capela. Até o cenário que foi feito faz alusão a esta capela. Mais do que um palco, mais do que um show, é uma celebração da vida”, avaliou o padre Márcio.
“Foi muito gratificante, uma apresentação muito linda. Tenho um carinho especial pelo padre Márcio. Foi lindo. Fiquei super emocionada, aliás, todo mundo se emocionou”, disse a cantora Mariah Yohana.
Laís Menezes também sentiu essa emoção. “Para mim, foi uma honra, uma oportunidade incrível e inesquecível, que vai ficar marcada na minha vida. Foi um prazer”, disse.
Tranquilidade – A noite foi marcada pela tranquilidade, sem ocorrências médicas ou policiais. “Chegamos aqui às 18h30 e não houve nenhuma ocorrência ou chamado. É uma festa religiosa e isso conta muito, tende a ser mais tranquilo”, afirmou o médico do Samu, Luiz Henrique Moraes.
O tenente-coronel Eduardo Temóteo, coordenador do policiamento da Polícia Militar, enfatizou que não houve nenhuma ocorrência. “A Festa das Neves se reveste de um ambiente familiar, crianças que vêm para os parques, a família que vem para a igreja, que é o lado religioso, e também para o profano. A Polícia Militar se preocupa para que esta vinda e o retorno para suas casas seja feito com segurança”. A PM utilizou policiamento a pé, por drone, motorizado e cavalaria, com 100 homens no entorno da Lagoa.
O major Thiago Antônio, do Corpo de Bombeiros, explicou que a Festa das Neves sempre atrai muitas pessoas por conta da tradição, mas que por ser uma atração religiosa, reúne um público mais seleto, tornando o evento mais tranquilo. “Até o momento, não houve nenhuma solicitação”, afirmou.
O Corpo de Bombeiros instalou quatro postos de observação, com quatro militares em cada um, além de dois guarda-vidas, somando 32 homens, além de quatro viaturas, sendo combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e uma embarcação.
A Guarda Municipal, que disponibilizou uma média de 25 homens por noite, também não registrou ocorrências. “Esperamos que permaneça assim até o final”, comentou Antônio Leonardo Bezerra Filho, comandante da equipe.
Público – Em meio ao público, um casal teve um milagre especial para agradecer. A técnica de enfermagem Karla Cristina Oliveira Dias era só emoção. “Eu pedi a Nossa Senhora das Neves e ela me consagrou com uma criança. Hoje eu trouxe ele pela primeira vez. Estou realizada”. O pai de Kauan Rafael, que completou um ano de vida, também estava feliz. “É uma alegria muito grande. Passa um filme sobre tudo que aconteceu. É uma bênção”, afirmou o assistente administrativo Leandro César.
A aposentada Maria das Dores Ramos foi rever o padre Márcio, que já foi padre de sua paróquia, no bairro do Valentina. “Estou amando o show. Quando terminar, vou ver como está a festa também”, disse. “Trouxemos um grupo de pessoas da Paróquia Sagrada Família, de Mangabeira. Todos uniformizados para acompanhar o show do padre e depois conhecer a festa”, declarou a comerciante Ivanice Quirino Rodrigues.
Foto: Daniel Silva