Pacientes atendidos pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel comemoram novo recomeço

Enquanto a capital paraibana comemora seus 438 anos, muitos pessoenses comemoram um novo recomeço de vida após a realização de cirurgia bariátrica, procedimento oferecido pela Prefeitura de João Pessoa por meio do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que é referência no tratamento de pacientes com obesidade grave.

O serviço, que conta inclusive com um SPA Cirúrgico, tem devolvido saúde e qualidade de vida aos pacientes atendidos, como garante a funcionária pública Adriana Araújo, 43 anos, uma das primeiras pacientes do SPA. “É uma nova data de aniversário, o recomeço de uma vida saudável, nova vida em tudo, locomoção, trabalho, autoestima, saúde e, principalmente, me amar. Tudo isso eu recuperei com o tratamento, com a cirurgia”, declara.

Antes da cirurgia, Adriana ficou 39 dias no SPA Cirúrgico do hospital, que atende pacientes inscritos no programa que possuem dificuldade na perda de peso. A redução de 10% do peso é fundamental para a realização da cirurgia bariátrica e faz parte do pré-operatório, para garantir o nível de segurança do procedimento cirúrgico.

Hoje, 9 meses após a cirurgia, realizada em novembro do ano passado, Adriana está com 50 quilos a menos em relação ao peso que tinha no início do tratamento. “É uma nova vida em todos os aspectos”, comemora.

O SPA possibilita, através da internação hospitalar em leitos exclusivos e adaptados para as condições que os pacientes necessitam, um acompanhamento diário e contínuo, inserindo dietas mais restritivas associadas a atividades físicas. Os pacientes têm acompanhamento exclusivo de uma equipe multidisciplinar, formada por cirurgiões bariátricos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e endocrinologistas.

Mudança de hábitos – Outra paciente atendida pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel é a profissional autônoma Fabiana de Lima da Silva, de 36 anos. Desde a cirurgia, realizada em fevereiro deste ano, Fabiana emagreceu 42 quilos e afirma que se sente outra pessoa, com melhorias, principalmente, em sua saúde.

“Me sinto outra pessoa, com mais saúde. É maravilhoso. Minha rotina mudou completamente. Hoje eu tenho uma segunda casa, que é a academia. Mudei meus hábitos de vida, melhorando minha alimentação e fazendo atividade física. Na hora em que eu aceitei o projeto, o tratamento, eu aceitei para o resto da minha vida”, afirma Fabiana.

Mais qualidade de vida – Oitenta quilos mais magro, o servidor público José Audo de Araújo, 38 anos, também comemora sua nova vida. Ele fez o procedimento o ano passado. “É uma mudança de vida muito grande. Eu não conseguia dormir direito, trabalhava cansando e hoje é outra coisa. Durmo bem, caminho melhor, trabalho normalmente. Foi um ganho enorme na minha qualidade de vida”, disse.

A exemplo dos outros pacientes, ele segue recebendo atendimento do serviço municipal. É que todos os inscritos no programa de cirurgia bariátrica continuam sendo acompanhados até um ano e meio após a cirurgia.

Quem pode fazer a cirurgia – Fator de risco para diversas doenças, a obesidade aumentou em níveis alarmantes nos últimos anos. O problema atinge uma em cada quatro pessoas de 18 anos de idade ou mais no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um dos tratamentos da obesidade grave é a cirurgia bariátrica.

No Hospital Municipal Santa Isabel, o serviço é chefiado pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto e o procedimento só é feito após uma rigorosa avaliação e todo um processo de preparação do paciente. Para saber se a pessoa se encaixa no padrão indicado, o primeiro passo para o procedimento é a triagem dos pacientes, cujo parâmetro principal avaliado é o IMC, bem como o levantamento do histórico de saúde.

Uma vez que o paciente preencha os critérios, ele será encaminhado para uma reunião com a equipe multidisciplinar do serviço, onde terá um primeiro contato e assistirá uma série de palestras sobre o procedimento, o preparo e o que esperar do pós-operatório.

Nem toda pessoa com quadro de obesidade pode fazer uma bariátrica. Além de preencher os critérios de IMC, precisará passar por avaliação com os profissionais da equipe multidisciplinar, que vai avaliar e preparar o paciente para o processo envolvido no antes e depois da cirurgia.

Pacientes que apresentem condições clínicas, psicológicas ou físicas que impeçam a indicação da cirurgia poderão ser orientados e encaminhados a tratamentos para suas condições antes de seguir o preparo para cirurgia bariátrica.

Videolaparoscopia – No Hospital Santa Isabel estão disponíveis para os pacientes as duas principais técnicas de cirurgia bariátrica: o Sleeve e o Bypass. Ambas são realizadas por videolaparoscopia, quando uma câmera é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças, o que torna os procedimentos minimamente invasivos e mais seguros.

Glaudenice Nunes

Fotos: assessoria e arquivo pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui