Ter um parente ou amigo passando por cuidados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não é fácil e, por vezes, angustiante para a família. Mas, pequenas iniciativas nesses ambientes têm gerado resultados positivos na recuperação dos pacientes. A humanização e eficiência nas UTIs foi o tema abordado pelos intensivistas Erick Albuquerque e Yuzeth Brilhante, no episódio desta semana do videocast “Sem Contraindicação”, da Unimed João Pessoa.
Desmistificar a imagem de que uma UTI é um ambiente solitário para o paciente. Esta é a proposta do projeto de visita estendida, implantado desde 2018 no Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), que integra a rede própria da Unimed JP. O projeto permite a permanência de um acompanhante dentro do espaço da UTI por até 12 horas, o que resulta na melhor recuperação do paciente, maior adesão ao tratamento e redução do delirium, que é uma confusão mental que pode acometer pessoas internadas por muito tempo.
“[A visita estendida] tem feito muito bem. Diminui conflito, ansiedade da família e ela passa a ser um partícipe do processo”, explicou Erick Albuquerque, que é o supervisor geral das UTIs do Hospital Alberto Urquiza. Ele acrescentou ainda que o projeto atende aos pacientes que estão acordados e conscientes.
Além da presença dos familiares, outras iniciativas que podem parecer simples, trazem grandes resultados para a saúde do paciente. No HAUW, por exemplo, existe o “prontuário afetivo”, onde são colocadas informações adicionais sobre o paciente, como apelido e hobbies. Esse cuidado gera maior proximidade com a equipe multiprofissional, que passa a tratá-lo com maior familiaridade.
Outra ação é deixar uma caixinha de som tocando as músicas preferidas do paciente ou até mesmo atender à vontade dele de comer algo que esteja fora do cardápio convencional de um hospital – tudo rigorosamente acompanhado pela avaliação médica. “As UTIs já são construídas em espaços maiores para que tenham a possibilidade de acomodar esses familiares. Mas, mesmo quando não se tem esses espaços, algumas ações são importantes. Muitas vezes ajuda no despertar do paciente”, acrescentou Yuzeth Brilhante, que é gestora operacional do Hospital Alberto Urquiza.
*EPISÓDIOS SEMANAIS*
O videocast “Sem Contraindicação” vai ao ar sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, com foco principalmente em saúde, qualidade de vida e bem-estar. Os temas são abordados sempre por dois convidados, com apresentação de Linda Carvalho.
Os episódios estão disponíveis nos canais da Unimed JP no YouTube e no Spotify. Para conferir os canais ou obter mais informações, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao.