Musicalização: funcionários levam canções de fé e esperança para pacientes em João Pessoa

Melhora o humor, diminui o estresse e tem grande impacto no processo de reabilitação: a musicalização possui uma série de benefícios para o corpo e mente e tem sido cada vez mais adotada nas unidades de saúde. O estudo ‘A Utilização da música na humanização do ambiente hospitalar interfaces da musicoterapia e enfermagem’ afirma que a música surge como uma estratégia que pode ser promotora de qualidade de vida aos sujeitos que se encontram internados.

Para levar os benefícios da música para pessoas que estão em tratamento, o Hospital Geral da Paraíba, equipamento da  Hapvida NotreDame Intermédica,  deu início ao projeto de acolhimento nas enfermarias e apartamentos da unidade, onde equipes visitaram pacientes com canções de esperança e fé.

Com um violão e muitas vozes, uma equipe formada por diversos funcionários percorreu desde a UTI até os corredores de emergência. A idealizadora do projeto foi a diretora administrativa Denise Dumrauf, que pensou em uma maneira de trazer alento e força para quem está passando por um momento delicado na saúde.

“Muitas pessoas estão no hospital angustiadas e tristes, e de repente recebem uma mensagem de fé, de esperança, de encorajamento, que fala sobre superar desafios, sobre cura. Testemunhamos muitas lágrimas de alegria e também nos emocionamos muito”, contou.

O momento vai acontecer todas as sextas-feiras e vai contar com um ‘time de talentos’, composto por colaboradores que tenham algum tipo de aptidão musical, seja tocando algum instrumento ou cantando e animando o encontro.

União – Além de beneficiar os pacientes, a ação também trouxe resultados para os trabalhadores envolvidos. De acordo com Denise, o episódio fortaleceu ainda a integração entre os funcionários, promovendo descontração e talentos. “Vi pessoas se abraçando, com um brilho no olhar diferente. Já saímos com ideias para colocar em prática na próxima vez”, pontuou.

Musicalização – A música pode ajudar na  expressão e processamento de emoções, reduzindo a ansiedade, melhorando o humor e aumentando a autoestima; na comunicação; na melhoria da memória, atenção e habilidades cognitivas e até despertar um ‘senso de significado’ e propósito na vida.

Assessoria de Imprensa
Múltipla Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui