Jornalistas e empresários se reúnem para debater o uso da Inteligência Artificial no mercado de comunicação

Evento, realizado no Complexo Cabe Mais, em Cabedelo-PB, contou com palestra de especialistas na área

Você já utilizou ou acompanha as discussões sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na sua área? Se não, é bom ficar atento! As mudanças estão ocorrendo de maneira muito rápida e alguns profissionais estão de olho nisso. Nessa quinta-feira (16), jornalistas e empresários se reuniram com outros especialistas em comunicação para debater o assunto e avaliar o que já está sendo praticado no mercado de IA. O debate ocorreu no Complexo Cabe Mais, em Cabedelo-PB, região metropolitana de João Pessoa.

Os palestrantes Rivaldi Costa e Maurício Nunes, co-fundadores da Nômade.nu, agência de publicidade e propaganda de Recife-PE, destacaram como algoritmos de IA estão sendo utilizados para automatizar tarefas rotineiras, acelerando a produção de notícias e possibilitando uma cobertura mais abrangente. No entanto, à medida que a IA se torna uma ferramenta indispensável, um dilema moral emerge. “Tivemos a preocupação de abordar as questões éticas em torno da automação no jornalismo, incluindo o viés algorítmico e a responsabilidade dos profissionais em garantir a precisão e a imparcialidade”, ressaltou Maurício Nunes.

O evento provocou uma reflexão sobre como equilibrar a eficiência proporcionada pela IA com a necessidade contínua de jornalismo ético. “O debate com os colegas foi estimulante, destacando como essas ferramentas já estão integradas ao nosso dia a dia e como podemos potencializá-las, não apenas otimizar nosso trabalho, mas também nos permitem explorar novas abordagens e aprofundar a qualidade de nossas narrativas, na geração de pautas mais assertivas ou na personalização da entrega de conteúdos, utilizando essas ferramentas de maneira ética e estratégica”, declarou o jornalista, Edcarlos Santana.

“Essa foi a primeira de muitas palestras que estamos planejando realizar dentro do Cabe Mais. Assim como outros empresários, estamos acompanhando esse debate e colocando em prática algumas ferramentas. Nosso objetivo foi expandir essa discussão com os jornalistas e estimular a reflexão sobre o assunto. É um caminho sem volta, mas que requer cuidado com as questões éticas, garantindo que a busca pela eficiência não comprometa a integridade do setor jornalístico”, reiterou Daniel Freitas, um dos sócio-diretores do Cabe Mais, ao lado de Francisco Leocádio Freitas, que também participou do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui