Confira cinco dicas para evitar transtornos com os dentes nas festas de final de ano

É comum estar exposto a uma grande variedade de alimentos nas festividades de final de ano. Nessa rotina de confraternizações e eventos, nem sempre a saúde bucal é priorizada, o que pode ocasionar problemas e emergências dentárias. Para evitar transtornos, a cirurgiã-dentista da Hapvida Interodonto, Ana Luísa Nolasco, detalha cuidados que devem ser tomados para garantir o sorriso no Natal e no Ano Novo.

A primeira orientação da especialista é não usar os dentes para abrir embalagens de presente, garrafas e outros objetos que devem ser abertos com uma ferramenta adequada. Isso pode causar uma fratura nos dentes ou até machucar a boca ou gengiva a depender da força utilizada.

O cuidado também deve ser com alimentos muito duros, como castanhas, nozes e amendoins, que também podem causar transtornos se mastigados em tamanhos grandes. “Leve para a boca em tamanhos menores para facilitar a mastigação e evitar algum tipo de acidente”, explica.

A dica número três da dentista é não exagerar na bebida alcoólica e, quando consumi-la, alternar com a ingestão de água, que contribui para minimizar os efeitos negativos do álcool no organismo. Beber muito álcool pode causar desidratação e até mesmo reduzir a produção de saliva.

Os doces estão liberados, mas, logo após comê-los, a especialista indica que seja realizada uma escovação, além do uso de fio dental. Isso porque eles costumam conter açúcares que podem contribuir para formação de placa, levando ao desenvolvimento de cáries.

Após esse período, é importante realizar um check-up com um dentista para uma avaliação de cáries e placas bacterianas, além da realização de limpeza nos dentes e do tratamento de algum tipo de ocorrência que possa ter surgido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui