Inovação aberta: entenda o que é e quais as vantagens da troca de experiências

Construir novas ideias a partir de um trabalho colaborativo, envolvendo pessoas com diferentes habilidades e que também atuam em instituições e empresas diversificadas. Este é o conceito de inovação aberta, que tem sido aplicado pelas empresas para o desenvolvimento e construção coletiva de produtos e serviços. O tema será um dos assuntos abordados no encontro Inova Cooperar, que será no próximo dia 26, em João Pessoa.

O evento gratuito é uma realização da Unimed João Pessoa, Sicredi Evolução e Sistema OCB-PB. Para tratar sobre cultura de inovação e inovação aberta o encontro tem como convidado o pesquisador e consultor de tecnologia da Unimed JP, Guido Lemos. Com relação à aplicação da inovação aberta na Cooperativa Médica, em especial, ele explica que o objetivo é integrar ideias e conhecimentos externos ao ambiente da cooperativa. “Essa prática permite que a Unimed JP aproveite recursos externos, como parcerias, tecnologias e expertise, para impulsionar a inovação em seus serviços e processos internos”, explicou.

VANTAGENS

Confira abaixo três vantagens ao adotar a inovação aberta na sua empresa:

  • Integração de profissionais diversos: cria um ambiente de ecossistema de inovação, envolvendo profissionais da sua organização ou empresa com pessoas de instituições de ensino e pesquisa e de startups. Isso vai facilitar atualizações de tendências do setor e buscar soluções viáveis.
  • Redução de custos: ao agregar parceiros externos, a empresa pode dividir os custos dos investimentos em pesquisas e testes de soluções, além de viabilizar mais testes do que estiver sendo desenvolvido.
  • Acesso a novos mercados: ao compartilhar ideias para criar soluções podem surgir iniciativas para a construção de novos produtos ou serviços para ampliar o mercado de atuação da organização ou empresa.

INOVA COOPERAR

O Inova Cooperar 2024 será realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Jaguaribe, das 8h30 às 18h. O evento tem uma vasta programação, como palestras sobre oportunidades no Cooperativismo e Reforma Tributária, soluções digitais na área da saúde, sustentabilidade e design inteligente, entre outros temas.

CLIQUE AQUI para conferir a programação completa.

Departamento de Comunicação e Marketing

Foto: Freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui