João Azevêdo inaugura novo prédio da Escola Raul Córdula construído em parceria com a Unimed e destaca avanços na Educação

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta quinta-feira (25), o novo prédio da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula, no bairro da Torre, construído por meio de parceria entre o Governo da Paraíba e a Unimed João Pessoa. A unidade de ensino conta agora com uma estrutura ampla de 1800 m², 11 salas de aula climatizadas, três laboratórios de Informática, Química e Física, auditório, sala de jogos, sala de aula de dança, biblioteca, entre outras dependências, além da acessibilidade universal.

A ECIT irá atender cerca de 400 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e irá oferecer curso técnico de Análises Clínicas. A escola também possui consultório médico, refeitório e um ginásio para práticas esportivas.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a união de esforços para garantir um serviço de qualidade aos alunos da rede pública por meio de ações que transformam vidas e oferecem uma melhor oportunidade de futuro. “Esse é o resultado de uma parceria que gerou um fruto extraordinário. A antiga Escola Raul Córdula teria que passar por uma reforma completa e hoje entregamos uma nova estrutura. Essa foi uma ação em que todos ganharam e os alunos agora têm um ambiente novo, dotado de todos os equipamentos e da infraestrutura necessária. Nesse espaço, os professores terão melhores condições para lecionarem, mais uma demonstração do nosso olhar atento para a educação do  estado, que é o segundo do Brasil com a maior proporção de escolas em tempo integral e o único que atingiu o índice de oferta de ensino técnico”, frisou.

A secretária executiva de Gestão Pedagógica do estado, Elisabete Araújo, evidenciou mais um avanço na educação do estado para melhorar a atividade pedagógica nas escolas estaduais. “A entrega de hoje representa um marco para a educação da Paraíba, que confirma o quanto o governo está investindo no setor. Nós estamos entregando vários equipamentos com uma grande qualidade arquitetônica, e na Escola Raul Córdula, nossos estudantes vão ter a oportunidade de ter uma diversificação de currículo, se constituindo também como um centro de convivência para a comunidade local”, sustentou.

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, destacou o momento histórico para a cooperativa que entrega um equipamento importante para a sociedade, fortalecendo as ações de saúde e educação. “A parceria entre a Unimed e o Governo do Estado representa um ganho para a comunidade que terá uma escola de excelência para seus filhos. Ganha a saúde porque vamos ter um local para construir a Cidade Unimed com a expansão dos nossos serviços, ganha a educação, ganha a mobilidade urbana. Esse é um momento de felicidade, uma demonstração de um exemplo de parceria público-privada e o nosso sentimento é de missão cumprida”, falou.

O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Hebert Machado, revelou o entusiasmo para o início do ano letivo na nova escola. “Estou com uma expectativa muito boa porque a escola tem muitos equipamentos, irá oferecer o curso técnico de Análises Clínicas e eu quero fazer Medicina. Isso vai ser muito importante para mim que vou fazer o Enem este ano”, celebrou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela estudante Ana Paula Pontes, também do 3º ano do Ensino Médio. “Estou muito ansiosa para o início das aulas porque quero aproveitar toda essa estrutura nova, que vai nos ajudar muito no processo de aprendizagem, os laboratórios estão perfeitos e a escola como um todo ficou belíssima”, falou.

A construção da nova ECIT Professor Raul Córdula é resultado de uma permuta entre a Unimed João Pessoa e o Governo do Estado, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O espaço onde funcionava a Escola Raul Córdula foi adquirido pela Unimed para expandir seus atendimentos e, em troca, a cooperativa construiu uma nova escola em um terreno a cerca de 200 metros do atual — com toda a infraestrutura necessária para o funcionamento.

Também prestigiaram a solenidade o vice-governador Lucas Ribeiro; a senadora Daniella Ribeiro; o deputado federal Aguinaldo Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; os deputados estaduais Júnior Araújo, João Gonçalves, Wilson Filho, Branco Mendes, Leonice Lopes e Michel Henrique; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; vereadores da Capital; e auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Roberto Paulino (secretário chefe de governo), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Tibério Limeira (secretário da Administração), Jhony Bezerra (Saúde) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador); dentre outras autoridades.

Fotos: José Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui