Abes promove curso Recuperação Ambiental de Lixões na Paraíba

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes PB, promoveu, nos dias 28 e 29 de fevereiro, o curso “Recuperação Ambiental de Lixões no Estado da Paraíba”. O curso foi ministrado no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado-TCE, em Jaguaribe.

Destinado aos profissionais do TCE, Ministério Público do Estado- MPPB, Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea/PB, o curso teve como objetivo trazer informações para profissionais que são considerados pela Abes principais atores na área de resíduos sólidos urbanos e do saneamento ambiental.

Participaram da abertura o presidente do TCE – PB, Dr. Nominando Diniz, Dra. Danielle Lucena, Dr. Marcelo Cavalcante e Dr. Renan Azevedo, representantes dos órgãos/instituições envolvidos no treinamento.

O treinamento ofertado pela Abes tratou temas de fundamental importância sobre os lixões, com o objetivo de identificar a atuação de cada órgão/instituição e propor ações, a partir de um planejamento integrado na busca de soluções sobre a destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos no estado da Paraíba. Foram tratados temas com as técnicas de recuperação ambiental, legislação pertinente sobre o tema, monitoramento ambiental, uso futuro da área contaminada e os custos envolvidos neste processo de recuperação de áreas degradadas por lixões.

Na mesa de abertura do curso o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Nominando Diniz, deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância da ação, que tem o objetivo de melhorar os serviços de saneamento no Estado. A Abes PB lançou e instituiu um Grupo de Trabalho, denominado Grupo de Trabalho Interinstitucional de Apoio à Destinação Final de Resíduos Sólidos do Estado da Paraíba – GTIDF, que tem como foco o planejamento e a execução de um programa integrado, desenvolvido inicialmente pela Abes PB, em conjunto com os atores envolvidos, para buscar a destinação final ambientalmente adequada dos lixões.

O presidente da Abes PB, engenheiro José Dantas de Lima, destacou que ainda temos na Paraíba cinco lixões (em Monteiro, Serra Branca, Sumé, Zabelê e Cajazeiras). “Estamos trabalhando para que, de forma sustentável, a Paraíba encerre os lixões que ainda estão ativos, cumprindo as normas legais, com fiscalização integrada dos aterros sanitários, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população paraibana. E os profissionais das instituições que participaram do nosso treinamento são atores fundamentais nesse processo, parceiros extremamente importantes”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui