João Azevêdo e Cícero Lucena paticipam da entrega da reforma do Casto Pinto e festejam crescimento do turismo

O governador João Azevêdo participou, nesta sexta-feira (8), da entrega das obras de reforma, ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de João Pessoa. Os serviços asseguraram a ampliação das salas de embarque e desembarque, ampliação em 11 mil metros quadrados no pátio de aeronaves, novo mix comercial que aumentaram em 80% a capacidade operacional.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a união de esforços para fortalecer o turismo e a atração de novos negócios na Paraíba. “Nós tivemos um crescimento significativo no turismo entre 2022 e 2023 e queremos que isso continue em 2024. Asseguramos com a Latam a frequência de 280 voos mensais, ampliamos a malha aérea de Campina Grande, viabilizamos voos para o Sertão e temos importantes investimentos com a construção de resorts no Polo Turístico Cabo Branco, onde são injetados R$ 1,8 bilhão de recursos para a abertura de quase 10 mil leitos. A Paraíba tem se notabilizado pela capacidade de investimentos, que torna o nosso estado um ambiente propício para novos negócios”, frisou.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou a importância das obras para receber bem os turistas que vêm à Paraíba, um dos estados que mais cresce no segmento do turismo no Brasil. “A Paraíba é um dos estados que mais cresce no Brasil, sobretudo, na área do turismo. São 10 mil leitos contratados, o que estimula a construção civil, a geração de emprego e renda, trazendo dignidade para as pessoas. O estado tem um grande volume de obras na infraestrutura de estradas, porto e aeroporto, facilitando o escoamento da produção e no recebimento dos turistas”, comentou.

“As intervenções feitas no aeroporto contribuirão para o desenvolvimento e bem-estar social e econômico do povo da Paraíba. As obras de reforma e ampliação garantem segurança e conforto operacional, podendo atender cerca de 1.200 pessoas por hora, com uma experiência de alto valor e opções comerciais diversificadas. A Paraíba é o estado que mais investe em promoção turística, parabenizamos pelo esforço e agora temos um aeroporto que se equipara a esse trabalho para alcançarmos os objetivos estabelecidos”, falou o diretor da Aena Brasil, Sebastian Yus.

Prestigiaram a solenidade o senador Efraim Filho; os deputados federais Wilson Santiago, Hugo Motta, Mersinho Lucena e Murilo Galdino; o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; os deputados estaduais Felipe Leitão e Jutay Meneses; os prefeitos Cícero Lucena (João Pessoa), Luciene Gomes (Bayeux), Emerson Panta (Santa Rita) e Vitor Hugo (Cabedelo); além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Marialvo Laureano (secretário da Fazenda), Rosália Lucas (secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Bruno Frade (secretário executivo da Fazenda), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador), Ricardo Barbosa (presidente da Companhia Docas), Ferdinando Lucena (presidente da PBTur) e Rômulo Polari (presidente da Cinep).

Turismo em alta
Cícero Lucena celebra modernização do Aeroporto Castro Pinto e projeta João Pessoa na rota de voos internacionais

Max Oliveira

O prefeito Cícero Lucena celebrou o novo momento do Aeroporto Castro Pinto, que recebeu obras de ampliação e modernização para ganhar status internacional, colocando João Pessoa na rota de companhias aéreas de várias partes do mundo. Na tarde desta sexta-feira (8), o gestor esteve ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Costa Filho, do governador João Azevêdo, além de parlamentares da bancada paraibana no Congresso Federal, na cerimônia que marcou a inauguração da nova infraestrutura do equipamento.

“Muito bom a Paraíba, em particular a Grande João Pessoa, estar recebendo um equipamento importante e fundamental para complementar o projeto estabelecido para o nosso estado e para a Capital de estar cada vez mais avançando em infraestrutura, em qualidade de recepção e desenvolvimento turístico para gerar emprego e melhor distribuir renda. João Pessoa se insere agora na área de aeroportos internacionais para que nós possamos, inclusive, receber voos de várias companhias internacionais, fazendo ligações entre continentes”, destacou o prefeito.

De acordo com a empresa Aena, que administra o Aeroporto Castro Pinto, foram investidos R$ 1,9 bilhão em obras, sistemas e equipamentos no Bloco Nordeste de Concessão. Dessa forma, o Aeroporto de João Pessoa ficou mais eficiente e pronto para crescer, com o dobro da sua capacidade em relação ao ano de 2019, unindo tecnologia, segurança e sustentabilidade.

Dentre as melhorias, estão novas áreas de escape, reza e eliminação de obstáculos, recapeamento de pista e pátios, nova pista de táxi, pátio e mais três posições de parada, nova sinalização horizontal, torres de iluminação nos pátios de estacionamento de aeronaves, novo sistema de drenagem com caixa separadora de água e óleo, implantação de papi, indicador de rampa de aproximação de precisão, nova frota para suporte operacional, instalação e duas modernas pontes de embarque.

“Hoje, João Pessoa é uma das cidades que mais cresce no turismo do Brasil, proporcionalmente. São mais de 12 mil leitos em toda a região, isso vai fazer com que cada vez mais a gente traga turistas de negócios de lazer, isso gera emprego, gera renda, movimenta a economia, então, nós estamos trabalhando muito ao lado do presidente Lula para cada vez mais trazer ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida do povo de João Pessoa e da Paraíba”, avaliou o ministro Costa Filho.

Ainda de acordo com a Aena, as melhorias incluem também a reforma completa do terminal, com ampliação superior a 3.300m², quase dobrando de tamanho. Áreas de check-in, embarque e coleta de bagagens mais amplas e iluminadas. Implantação de central de água gelada, melhorando o sistema de ar-condicionado. Mix de lojas melhorado e com maior variedade, nova sala VIP e acesso automatizado com implantação de leitores de cartões de embarque, além de implantação do novo processador automatizado de bagagem.

“Houve um crescimento muito significativo de 2022 para 2023 e nós queremos que esse crescimento continue agora em 2024, logicamente que para fazer com que cada vez mais nós tenhamos turistas chegando aqui à cidade, que a gente possa oferecer uma infraestrutura diferenciada, e isso o aeroporto hoje oferece. Com toda a estrutura, inclusive para receber voos internacionais que é o que nós estamos querendo e trabalhando muito. O ministro, inclusive, afirmou que isso que será uma realidade em breve para o Estado. É uma luta coletiva que nós estamos tentando viabilizar”, afirmou o governador João Azevêdo.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, disse que a melhoria do Aeroporto Castro Pinto vai fortalecer ações de divulgação do roteiro João Pessoa. “Nós costumamos vender o turismo de João Pessoa com outras opções de aeroportos, exemplos de Recife, Natal e Campina Grande. E agora, com essa ampliação, nós vamos filtrar mais ainda aqui para João Pessoa, para que o turista possa aproveitar mais a nossa cidade, que tem um destaque muito grande no cenário nacional e o internacional já está chegando”, enfatizou.

Texto:
https://mcusercontent.com/6b8230288b203511692924965/files/2bf2f824-2e8f-355d-8856-106aeb8f3c51/08.03.2024_Prefeito_Aeroporto.docx

Fotos: Francisco França/Sérgio Lucena – Secom PB/PMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui