Uniesp vai realizar a 7ª versão de elaboração de trabalhos científicos, aberta ao público

O Centro Universitário Uniesp vai promover, nos meses de abril e maio, a 7ª edição do Projeto Capacitação para Produção Científica (Caproci), que é destinado a auxiliar os alunos da instituição e ao púbico em geral um treinamento para elaboração de trabalhos científicos e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, que é um dos desafios do estudante de graduação, o trabalho científico e a escrita desses trabalhos acadêmicos, como artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e relatórios – que exigem uma linguagem técnica detalhada.

A iniciativa é da Biblioteca Padre Dourado, do Uniesp, com a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social e com o projeto de extensão da UFPB Descomplica TCC, com a Capacitação para Produção Científica (Caproci).

A capacitação é gratuita, aberta a todo público e acontece de forma on-line, ao vivo através do canal do Uniesp no YouTube. A primeira live está marcada para o dia 09 de abril. Os participantes são contemplados com certificados ao final do evento. “O certificado contará como atividades extracurriculares, capacitação acadêmica e também atualização no preenchimento do currículo lattes”, registra Elaine Moreira.

O Caproci não só orienta trabalhos científicos, como também capacita a comunidade acadêmica, tanto de alunos, professores e pesquisadores, na publicação de trabalhos em anais de eventos, de artigos em revistas científicas, na publicação de livros em editoras, na capacitação de utilização de ferramentas e busca da informação em bases de dados em diversas áreas do conhecimento e apresentação de trabalhos e participação em eventos.

Segundo Elaine Cristina de Brito Moreira, gestora da Biblioteca Padre Dourado do Centro Universitário Uniesp, a criação do Caproci surgiu a partir da iniciativa da Biblioteca Padre Dourado em ofertar oficinas sobre Elaboração de Trabalhos Acadêmicos com os alunos do UNIESP em parceria com o Projeto de Extensão Descomplica TCC da Universidade Federal da Paraíba, que é coordenado pela professora Alzira Karla Araújo da Silva. “Tudo começou com surgimento da pandemia do Covid-19, a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social (Coopere), coordenada pelo professor Cícero de Sousa Lacerda, firmou parceria com a biblioteca e o Descomplica TCC e criamos o Caroci”.

O lançamento do Caproci aconteceu em novembro de 2020 no evento Inova Iesp, de forma online, pelo Google Meet. Inicialmente começou com 4 minicursos e a cada semestre foram expandindo conforme a necessidade de aprendizagem em termos de conteúdo para serem explorados pela comunidade acadêmica e consequentemente a capacitação em produzir conhecimento. Isso é o Uniesp que trabalha focado na evolução dos alunos cujo projeto se estendeu a comunidade.

A sétima edição que acontece semestralmente, lembra a bibliotecária Elaine Cristina de Brito Moreira, vem crescendo a cada semestre, “para que os alunos ingressantes e concluintes possam se capacitar cada vez mais para publicação de artigos, livros, participação em eventos científicos e trabalhos de conclusão de cursos”.

Inscrição e evolução

A inscrição é feita pelo Even3, no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/caproci20241/ . Os interessados podem se inscrever em todo o programa ou no curso de interesse, que irá acontecer entre abril e maio deste ano. Durante esse período os cursos acontecerão semanalmente, nas terças e quintas, das 15h às 17h.

O Caproci tem alcançado bons resultados nas versões anteriores. “Sim, obtivemos um quantitativo considerável de participantes e um ótimo feedback por parte dos alunos e docentes nas pesquisas de satisfação no final dos cursos, como também qualidade e excelência nos artigos, nos e-books publicados em nossa editora, nos trabalhos de conclusão de curso, e engajamento dos alunos nos projetos de pesquisa da instituição”, argumenta Elaine Cristina de Brito Moreira,

A live

Cada minicurso é ministrado por 1 ou 2 professores e especialistas na área, sendo mediado por um colaborador do Uniesp, e acontece ao vivo pelo Youtube. Existe a interação do público com perguntas sobre o conteúdo e dúvidas, e no final a assinatura de uma lista de presença e aplicação da pesquisa de satisfação para possíveis melhorias.

“Os ministrantes convidados são professores e especialistas do Uniesp, da UFPB e de outras IES, que abordam conteúdos divergentes no que se refere a produção científica, que vai desde a busca das fontes de informação, a escolha do tema, a pesquisa bibliográfica ou de campo, a escrita, a coleta de dados, até a apresentação dos trabalhos e posteriormente a publicação em e-books, revistas científicas e anais de eventos científicos”, pontua a bibliotecária

Pilares

Os três pilares – Biblioteca Padre Dourado do UNIESP, com a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social e com o projeto de extensão da UFPB Descomplica TCC, criou a Capacitação para Produção Científica (Caproci) envolvem Informação e Conhecimento; Pesquisa e Extensão; e Responsabilidade Social casam bem com um trabalho em conjunto entre Biblioteca, Coopere e o Descomplica TCC.

“A papel da biblioteca neste contexto é selecionar, armazenar, organizar, mediar, incentivar e disseminar a informação, enquanto que a coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social é viabilizar e fomentar a construção e produção científica de forma confiável e fidedigna, e o projeto de extensão Descomplica TCC/UFPB veio para somar com o Uniesp no sentido de preparar a comunidade de alunos e pesquisadores de ensino superior a compreender e bem utilizar as normas da ABNT que resultará na qualidade da construção da informação e conhecimento e na padronização dos trabalhos científicos e acadêmicos”.

Novas produções

De acordo com a bibliotecária Elaine Moreira, além de promover e oportunizar a participação e desenvolvimento da produção acadêmica na edição de revistas científicas, “motiva e capacitar a comunidade no desenvolvimento de projetos de pesquisas e extensão, motivar os alunos na formação continuada e ingresso em programas stricto senso e capacitar a comunidade na utilização dos serviços e fontes de informação e pesquisa disponibilizados pela biblioteca, que garante a qualidade e confiabilidade no conteúdo científico e na ciência, seja no formato impresso e/ou digital”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

– 09/04 – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: COMO INICIAR A PESQUISA?

– 11/04 – FONTES DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: ONDE ENCONTRAR E COMO USAR?

– 16/04 – TÉCNICAS DE COLETAS DE DADO

– 18/04 – USO EFICIENTE DO WORD PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

– 23/04 – REDAÇÃO CIENTÍFICA: COMO FAZER?

– 25/04 – TÉCNICAS E FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS PARA ANÁLISE DE DADOS

– 30/04 – DIREITO AUTORAL E PROGRAMAS DE ANTIPLÁGIO

– 02/05 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E SUBMISSÃO NA PLATAFORMA BRASIL

– 07/05 – ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO ACADÊMICO E CIENTÍFICO

– 09/05 – ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA TCC

– 14/05 – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E DE CONCLUSÃO DE CURSO

– 16/05 – ME FORMEI E AGORA? CARREIRA, MERCADO DE TRABALHO E ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO

Temas abordados

“Os temas abordados nos minicursos é um percurso que o aluno e pesquisador faz que vai desde a busca da informação, ou seja, onde encontrar informação confiável que seja atestada e comprovada por cientistas e como posso utilizar os recursos e ferramentas para encontrar o assunto pesquisado de forma que otimize o meu tempo? por onde começar a minha escrita e escolha do tema e objetivos? Como fazer a coleta e análise de dados e como utilizar os recursos do word para construção do trabalho? quais as técnicas para elaborar uma boa escrita? Como e onde posso atestar que o meu trabalho não tem plágio? O meu trabalho será um relatório, um projeto, um artigo? Como faço para submeter na plataforma Brasil para realizar a pesquisa e quais requisitos? Quais as técnicas para fazer uma excelente apresentação? Quais os caminhos que posso seguir após minha formação na graduação? Como faço para elaborar meu currículo e onde posso disponibilizá-lo? Este percurso auxilia o aluno a não pular etapas e não se perder no meio do caminho no decorrer da pesquisa e construção do trabalho”, fecha a bibliotecária Elaine Moreira

Elaine Cristina de Brito Moreira – Bibliotecária Gestora da Biblioteca Padre Dourado do Centro Universitário UNIESP, mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes e especialista em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal da Paraíba, membro do Grupo de Pesquisa em Informação, Aprendizagem e Conhecimento/UFPB e colaboradora do Projeto de Extensão Descomplica TCC/UFPB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui