Projeto da FLIC usa o cinema para discutir temas do Enem

Feira Literária de Campina Grande (FLIC) retoma nesta quinta, 25, com mais uma sessão do projeto Cine Enem, uma iniciativa voltada para alunos da rede estadual de ensino e que utiliza a linguagem do audiovisual para debater temas abordados pelo Enem. A sessão dessa semana acontecerá no Cinteteatro São José, às 14 hs, com a exibição do curta metragem ‘Quando eu Crescer’, do diretor campinense Emanuel Dias.

Além de filmes, o projeto Cine Enem envolve a participação de um professor, para embasar os temas mais comuns na prova do Enem a partir do filme exibido. Nesta edição, a convidada é a professora Bruna Stefânia, da área de Linguagens.

O curta metragem ‘Quando eu Crescer’ conta a história de Jose Deyvson, uma criança de dez anos que vive em uma comunidade em Campina Grande com a família, que tem o lixão como principal fonte de sobrevivência. A criança traz marcas de seu trabalho e sofre bullying dos colegas de escola, que o chamam de “Zé do Grude”.

O projeto Cine Enem é realizado desde 2015 e integra as ações de mobilização da FLIC, com a parceria do Cine Teatro São José e o hub cultural Vento Nordeste. Este ano, ainda serão realizadas mais dez sessões do Cine Enem.

FLIC ocorre em novembro

Em sua sétima edição, a FLIC ocorre de 11 a 17 de novembro. Ao longo do ano, a Feira promove uma série de projetos literários que movimentam a cidade de Campina Grande, envolvendo estudantes, professores e a formação de novos leitores. Na edição de 2023, cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades, que contaram com a presença de nomes como Aline Bei, Maria Valéria Rezende e Xico Sá.

A FLIC é realizada por meio da Lei Paulo Gustavo Estadual, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e Ministério da Cultura.

Site oficial: www.flicfeira.com.br

Instagram: @flicfeira

Lide Comunicação Estratégica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui