Acreditar e investir no próprio potencial é o que não pode faltar para o sucesso de empreendimentos na área da beleza. A afirmação é da empresária e mentora no setor Rosana Alves, ou simplesmente Ro Àlves. Paraibana de criação, ela impulsiona a carreira de muitos empreendedores nesse mercado que só cresce.
Para se ter uma ideia do potencial do setor, a expectativa é de que o mercado de beleza atinja cerca de US$ 580 bilhões até 2027, crescendo 6% ao ano. Os dados são da pesquisa da empresa de consultoria McKinsey Global Institute realizada no ano passado.
Na Paraíba, a atividade desse setor também é relevante e se mostra num cenário cada vez mais promissor. Os pequenos negócios neste setor concentram 18.333 empresas ativas no mercado. Os dados estão no ‘Boletim técnico segmento da beleza da Paraíba’, produzido pela Usina de Dados do Sebrae/PB. Segundo as informações, de cada 1 mil empresas que estão em atividade no território paraibano, existem 66 atuando com registro no setor da beleza, considerando os segmentos da indústria, serviço ou comércio com atividade que esteja inserida na cadeia produtiva.
*Competitividade*
Para a Ro Àlves, o cenário promissor como esse acaba atraindo alta competitividade. “É preciso se destacar, ter diferenciais competitivos para se obter uma carreira de sucesso, sólida e duradoura”, analisa ela, que visualiza um mercado em transformação em todo o mundo.
A especialista, que acompanha a carreira de várias mentoradas, explica que desenvolve um passo a passo que começa com a mudança da mentalidade de escassez diante de uma área com possibilidades milionárias. “É preciso apostar alto, sem medo”.
Na avaliação de Ro Àlves, comunicação de autoridade, criação de um modelo de negócio com diferencial único, Ecossistema de atendimento e experiência ao cliente são três diferenciais para quem deseja empreender com sucesso no mercado da beleza.
*Sobre Ro Àlves*
Ela é mentora de carreiras na área da beleza e ajuda alunas e mentoradas a atingir excelência num mercado que só cresce. Nascida em Pernambuco, Ro Àlves se considera paraibana de Cajazeiras (onde viveu a infância até a fase adulta). Agora, mora em João Pessoa, onde fixou residência desde a Pandemia após anos de trabalho e experiências na área em São Paulo.