Academia Paraibana de Direito (APD) é lançada em João Pessoa

Levar o direito para a população, rompendo muros acadêmicos que possam aprisionar esse conhecimento. É com esse propósito que foi lançada nesta quarta-feira a Academia Paraibana de Direito. O lançamento foi na Assembleia Legislativa, durante solenidade que homenageou o jurista Ricardo Bezerra com a medalha de mérito jurídico Tarcísio de Miranda Burity.

“O maior valor está em vocês, acadêmicos, e no conhecimento que devem levar para o público. Busquem parcerias com empresas, entidades para isso”, aconselhou o Presidente da Academia Brasileira de Direito Fábio Capilé durante o jantar acadêmico onde todos os membros receberam seus diplomas.

Capilé foi um dos muitos juristas de outros Estados que vieram prestigiar o momento de lançamento da APD. Também estavam presentes Roberto Victor Ribeiro, que preside o colégio de presidentes das Academias de Direito; a Presidente da Academia de Direito do Mato Grosso do Sul, Ynez da Silva Felix; e o Presidente do Instituto Silvio Meira do Pará, André Meira.

O jurista paraibano e vice-presidente da ABD, Ricardo Bezerra, considerado um dos grandes articuladores da APD, ressaltou que os laços jurídicos, conhecimento e troca de informações ficam fortalecidos. “Queremos construir pontes”.

Trabalho à vista

“A perspectiva agora é trabalho. Vamos iniciar concretizando os objetivos da Academia que é a difusão das ciências jurídicas por meio de cursos, seminários, palestras, eventos que envolvam a cultura jurídica”, anunciou o advogado Boisbaudran Imperiano que ocupa a cadeira número 1 da APD e a Presidência da entidade. Ele anunciou que a posse dos 19 membros fundadores será em agosto.

Para o vice-presidente da APD, Josinaldo Malaquias, a Academia já nasceu prestigiada. “Nossa proposta é elevar o nível e a reflexão nos cursos de Direito também em parceria com a ABD e as Academias de Letras Jurídicas de todos os Estados”.

“Quando a gente recebe uma nova Academia no nosso Colégio temos a noção de que está se espraiando o conhecimento jurídico. Isso é muito importante para trazer cultura à sociedade”, lembrou Roberto Victor.

*Sobre a Academia*

A APD foi fundada no dia 13 de maio de 2024, por um grupo de Juristas e Professores, com sede e foro na cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos existente em 22 Estados brasileiros. A pessoa é jurídica de direito privado – uma associação civil, de duração ilimitada e associada à Academia Brasileira de Direito (ABD).

A APD tem por objetivo o estudo do Direito em todos os seus ramos e aspectos, seja por meio de difusão, realização de cursos, publicações, seminários, congressos e culto à memória jurídica, por meio de parcerias por contratos, convênios, acordos; como também, por manifestação à área jurídica.

A Academia será formada por 40 juristas, tendo sido fundada por 19 membros sócios fundadores. Cada membro é patrono de uma cadeira da APD que homenageia um grande nome do meio. A posse será marcada para agosto, em data a ser divulgada.

Confira a abaixo os atuais integrantes da APD e seus patronos:

CADEIRAPATRONOFUNDADOR
01Tarcísio de Miranda BurityBoisbaudran de Oliveira Imperiano
02Afonso Pereira da SilvaRicardo Tadeu Feitosa Bezerra
03Paulo BonavidesPhillipe Giovanni Rocha Martins Silva
04José Flóscolo da NóbregaWender Imperiano Ribeiro Soares
05Rafael Luiz MayerMaria da Glória Virgínio Barbosa
06Maria Ilcléia Gomes de Souza NevesLiliane Targino Belmont de Araújo
07Luiz Augusto da Franca CrispimLuiz Augusto da Franca Crispim Filho
08Arael Menezes da CostaJosinaldo José Fernandes Malaquias
09Levi Borges de LimaBenjamin de Souza Fonseca Sobrinho
10José Pedro NicodemosDerly Pereira Brasileiro
11Antônio Vital do RegoVeneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
12Abelardo de Araújo JuremaAbelardo Jurema Filho
13Miguel Levino da Cunha RamosAluísio Bezerra Filho
14Joacil de Brito PereiraRodrigo Clemente de Brito Pereira
15Fátima de Lourdes Lopes Correia LimaMaria Madalena Abrantes Silva
16Airton CordeiroWolney de Macedo Cordeiro
17Flávio Sátiro FernandesFlávio Sátiro Fernandes Filho
18Coriolano Dias de SáHermano Gadelha de Sá
19Augusto Rodrigues Carvalho dos AnjosJairo Rangel Targiino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui