Doenças respiratórias são a principal causa de procura ao médico nessa época do ano

As doenças virais respiratórias são a principal causa de busca aos consultórios médicos em todo o mundo. Os casos costumam aumentar nesta época do ano, quando as temperaturas ficam mais baixas e há períodos chuvosos. As dicas de prevenção e tratamento dos sintomas dos quadros de gripe, resfriados e asma estão no episódio desta semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa.
Ao longo do programa, o pneumologista Ronaldo Rangel e a fisioterapeuta Sandyelle Teixeira, da equipe do Espaço Vida, orientam o que as pessoas devem fazer em caso de doenças respiratórias e reforçam a importância das medidas preventivas, como a vacinação, boa alimentação e atividades físicas.
O pneumologista Ronaldo Rangel lembrou que os vírus que causam as doenças respiratórias se propagam muito rápido, principalmente quando encontram as condições ambientais ideais para essa proliferação. “O vírus gosta de calor e umidade. Mas, não gosta de luz e vento. Quanto mais arejado e iluminado [o ambiente], melhor. Naqueles ambientes fechados, em que a pessoa espirra perto uma da outra, a incidência é maior”, explicou o médico.
Ele reforçou a importância do uso da máscara por quem estiver doente em ambientes fechados ou com grande aglomeração de pessoas, e ainda lembrou outras medidas preventivas e de tratamento. “É preciso manter o equilíbrio, manter-se hidratado, alimentado e repouso. Para doença viral, o tratamento é vacina”, completou o pneumologista.

*ATIVIDADE FÍSICA*
Durante o videocast, os convidados reforçaram a importância de atividades como musculação e natação para o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório. A fisioterapeuta Sandyelle Teixeira, que é especialista nessa área, explicou que, no Espaço Vida, unidade própria da Unimed JP, os pacientes fazem a fisioterapia respiratória e também são incentivados a praticar exercícios físicos. “Geralmente, eles chegam com receio de fazer atividade física. Mas, cada vez mais que você não faz, vai ficando mais cansado e isso vai atrapalhando sua qualidade de vida. Por isso, a gente precisa reforçar que é necessário fazer atividade física para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e diminuir o cansaço”, explicou Sandyelle.

*EPISÓDIO SEMANAIS*
O videocast “Sem Contraindicação” aborda temas relacionados à saúde, qualidade de vida e bem-estar. Toda semana, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify. Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa. Por esse canal, é possível interagir com a equipe responsável pela produção, enviando comentários e sugestões para o “Sem Contraindicação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui