Com pouco mais de um mês de funcionamento, o Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, da Prefeitura de João Pessoa, tem beneficiado a saúde dos moradores da Capital. Entre os diversos serviços oferecidos, estão as cirurgias de pequena e média complexidade, que fazem a diferença no bem-estar dos pacientes que passam pelos procedimentos na unidade hospitalar.
Um dos pacientes beneficiados é o motorista Davi Oliveira, de 58 anos, que passou pelo procedimento cirúrgico de retirada de um lipoma, um tumor benigno, nas costas. Conforme contou sua esposa, Maria do Socorro Lima, o problema incomodava bastante o marido e acredita que, a partir de agora, o dia a dia de Davi será mais confortável.
“Ele tinha um cisto nas costas e incomodava muito porque doía e também esteticamente. Nós já tínhamos tentado fazer a cirurgia outras vezes e, depois que abriu o Hospital Dia, conseguimos rapidamente, graças a Deus. Agora é só esperar a recuperação dele”, disse a esposa do paciente.
Segundo o cirurgião geral Francisco Júnior, médico responsável pelo procedimento, a retirada do lipoma é uma cirurgia simples que permite o paciente ter alta no mesmo dia, assim como os outros procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Dia. “Retiramos um lipoma na região cervical posterior, que é um tumor benigno, e o paciente já volta pra casa sem essa patologia”, explicou.
O Hospital Dia funciona em regime de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, no qual são realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. Além da retirada de lipomas, na unidade hospitalar também são realizados outros procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte, como cirurgias de hérnia e procedimentos de pele.
A unidade também conta com um centro de infusão de imunobiológicos, um bloco cirúrgico e um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) para realizar endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e ecocardiografia. De acordo com a diretora geral do Hospital Dia, Kaline Cantalice, o serviço funciona com equipamentos modernos e uma equipe multiprofissional preparada para receber o paciente e prestar assistência de forma humanizada.
“O Hospital Dia está em pleno funcionamento com procedimentos cirúrgicos e serviços ambulatoriais como consultas em cardiologia, urologia, geriatria e hepatologia, além de endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia. O paciente chega no hospital pela manhã, passa pelo seu procedimento e ao fim do dia recebe alta”, explicou a diretora.
O atendimento acontece por meio da Central de Regulação Municipal. Ou seja, o usuário deve procurar primeiramente sua unidade de saúde da família (USF) de referência para receber o encaminhamento. Para os exames de endoscopia e colonoscopia o paciente pode realizar a marcação direto pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, estando munido de uma requisição médica.
Thibério Rodrigues
Foto: Caio Tomé