Seminário Estadual de Segurança Alimentar e Economia Solidária promove capacitação de gestores

Debater a política pública de forma participativa é o mote do Seminário Estadual de Segurança Alimentar e Economia Solidária, promovido pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com as Universidades Federal e Estadual da Paraíba e o Fórum Estadual de Economia Solidária. O evento segue até esta sexta-feira (20), e ocorre no Centro Público Estadual de Economia Solidária, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.

A formação é voltada para gestores, gerentes e coordenadores das Casas de Economia Solidária. O objetivo principal é qualificar os gestores do estado da Paraíba para implementar, na prática, a política pública da economia solidária.

O gerente executivo dos Centros Públicos de Economia Solidária, Daniel Pereira, enfatizou que a qualificação faz diferença. “Com a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, desde 2003, tudo mudou: a gente não tinha gestores qualificados na área, porque não tinha essa política como política de estado. Hoje, proporcionar para as equipes qualificação é fundamental para que elas consigam efetivar a política de economia solidária nos territórios onde estão inseridos os equipamentos públicos”.

Para a secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, a formação é necessária. “Estamos falando das Casas que trabalham ao associativismo, com a organização da comunidade e trabalham também sentimentos solidários e de sustentabilidade. Só haverá desenvolvimento ali onde existe um projeto social, só há desenvolvimento, em qualquer lugar, se você envolve todo mundo a participar dele, e, desenvolver não só economia, mas partilhar sentimento, solidariedade e cooperativismo”, considerou.

A gestora do equipamento público de Economia Solidária de Ingá, Elisiane Borges, ressaltou a importância do Seminário. “Aqui vamos aprimorar o nosso trabalho e exercê-lo dentro dos objetivos e princípios de economia solidária de forma que isso resulte também em novos conhecimentos para os empreendimentos que fazem parte das casas de economia solidária e o nosso melhor desempenho enquanto gestores”.

A professora Rosangela Bolte, assessora regional da Caritas Brasileira Nordeste II para Economia Solidária, comentou que a formação será baseada nos dois elementos que norteiam a Economia Solidária: o Trabalho e a Educação. “Será um momento coletivo de aprendizado que vai trazer o conhecimento e a possibilidade de ajuste na política, para que os gestores tenham a compreensão mais efetiva da política e faça uma análise do trabalho feito e daí construir novas alternativas nos equipamentos de Economia Solidária. A nossa expectativa é que o seminário sirva de exemplo de que todos nós somos responsáveis pela política”, observou a representante do Fórum Estadual de Economia Solidária.

O secretário executivo de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES), Roberto Beltrão, também enfatizou a importância do evento. “Estamos no seminário de formação e capacitação dos servidores dos equipamentos públicos de economia solidária de todas as regiões da Paraíba. E é de extrema importância esse momento para diálogo, para construção. É um novo momento que a economia solidária vive em nosso estado, sigamos juntos por uma economia popular e solidária mais justa e melhor para todos”.

Equipamentos Públicos de Economia Solidária – são instrumento de organização da política pública e surgem como forma de articulação de uma rede de produção, comercialização e consumo que congrega empreendimentos e associações de economia solidária que estão constituídos em todo o estado da Paraíba.

São seis equipamentos localizados nos municípios de Ingá, Soledade, Pombal, Araruna, Sumé e Barra de Santa Rosa, além da Central de Beneficiamento e Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CBCAFES), Sapé e o Centro Estadual Público de Economia Solidária, em João Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui