Editora A União lança coletânea de cordéis de Leandro Gomes de Barros na 3ª Feira de Cordel, em Pombal

A Editora A União lança, nesta quarta-feira (9), a publicação ‘Leandro Gomes de Barros: coletânea de cordéis’, que reúne cinco cordéis do poeta popular paraibano, considerados os mais representativos da sua obra. O lançamento ocorre na abertura da 3ª Edição da Feira de Cordel “Leandro Gomes de Barros”, na Praça do Centenário, na cidade de Pombal.

A coletânea é composta pelos cordéis: A Mulher RoubadaA Filha do PescadorJuvenal e o DragãoHistória do Boi MisteriosoO Príncipe e a Fada. Toda a obra de Leandro Gomes de Barros está no portal Domínio Público, ambiente digital do Governo Federal, no qual estão disponíveis obras literárias, artísticas e científicas cujos direitos autorais já estão vencidos e, portanto, que não precisam de autorização para que sejam divulgadas. A ilustração da capa é de Tônio e as artes do miolo são de Matheus Fonseca.

No texto de apresentação da obra, Naná Garcez, diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), da qual a Editora A União faz parte, afirma que Leandro Gomes de Barros “é considerado o poeta popular que inovou ao imprimir e comercializar os seus romances com narrativas em rima e métrica, tratando de temas diversos. O seu imenso legado é rico e precisa ser sempre ressaltado como uma legítima manifestação da literatura popular nordestina”. Diz ainda que “é com muita satisfação, portanto, que a Empresa Paraibana de Comunicação, por meio da Editora A União, promove a cultura paraibana e nordestina, viabilizando o acesso das novas gerações às obras de um artista reconhecido nacionalmente”.

O livro conta também com perfil do poeta popular escrito pelo historiador e jornalista Thomas Bruno Oliveira, intitulado “A arte do fazer literário no folheto de cordel” e publicado na coleção Paraíba na Literatura I (2019).

A Feira – A 3ª Edição da Feira de Cordel acontece desta quarta-feira (9) até o sábado (12). O evento irá reunir grandes nomes do cordel nordestino, repentistas, cantadores, e poetas. Durante os quatro dias, serão realizados mini cursos de cordel e de xilogravura, saraus, mesas redondas, rodas de Leitura e apresentações no palco principal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui