Parceria entre o TJPB, Aemp e Anoreg proporciona um casamento coletivo com 50 casais na Capital

A tarde da sexta-feira (14), foi especial e emocionante para 50 casais, que deram o “sim”, durante a celebração do Casamento Coletivo realizado na sede da Igreja Sara Nossa Terra, na Epitácio Pessoa. A celebração foi organizada por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba(TJPB), através da Gerência de 1º Grau, a Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg-PB) e a Associação das Esposas dos Magistrados (Aemp), com apoio de igrejas evangélicas.

O gestor do Poder Judiciário, desembargador João Benedito da Silva, e a presidente da Aemp, a defensora pública Maria da Glória Oliveira, prestigiaram o evento. A cerimônia foi conduzida pelo juiz Romero Carneiro Feitosa, da Vara de Feitos Especiais da Comarca de João Pessoa e a bênção religiosa pelo Bispo Micael Medeiros.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, disse ser motivo de alegria ver os noivos formalizando o sonho do casamento, quando muitos deles já viviam juntos e não tinham recursos suficientes para se casarem.

“Fico muito contente em poder estar aqui nesse momento. Deus me permitiu que pudesse compartilhar essa alegria com os noivos, seus familiares e amigos. Os casamentos simbolizam a comunhão de convivência entre esses casais, que sonharam durante todo o tempo, mas não tinham recursos para concretizar esse sonho”, ressaltou o desembargador João Benedito.

A presidente da Aemp, a defensora pública Maria da Glória Oliveira, avaliou a importância do evento destacando o esforço de todos os envolvidos para o sucesso da cerimônia. “Estou encantada. Tudo está lindo e muito bem organizado. Além da felicidade dos noivos por este momento, pois não podiam legalizar a sua união e hoje estão tendo essa oportunidade. A Aemp, junto com o TJ, e os demais parceiros, se esforçou para realizar o sonho desses casais”, enfatizou.

O magistrado Romero Feitosa salientou ser a cerimônia do casamento um momento importante na vida de casais que já vivem juntos há vários anos. Durante a celebração, ele evidenciou a importância do respeito, amor, compreensão, renúncia na vida a dois e realçou que a felicidade de um casal se constrói através de gestos partilhados juntos. “Eu que, ao longo de 24 anos, já celebrei mais de 190 mil casamentos, é mais um prazer, uma alegria e uma satisfação estar nessa Igreja Sara Nossa Terra. Como é bom participar de um momento tão feliz na vida das pessoas”, comentou o juiz.

A gerente de 1º Grau do TJPB, Remédios Gonçalves dos Santos, reforçou a relevância da oportunidade que o Tribunal de Justiça deu aos casais de realizarem o sonho de oficializar a união diante da Justiça e de Deus, enfatizando a participação da Aemp, da Anoreg e da Igreja Sara Nossa Terra. Ela lembrou que uma cerimônia semelhante foi realizada na cidade de Itabaiana há pouco tempo e destacou a gestão do presidente João Benedito como “muita humana”.

A tenente-coronel da Gerência de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, Elizete Araújo, também destacou o simbolismo do casamento ,como exemplo da união familiar, além de ressaltar o trabalho conjunto tendo como resultados o sucesso da cerimônia, a qual considerou “um evento extraordinário, sendo a benção dos 50 casais de suma importância”.

O casal Samira e Janduí, que está junto há cinco anos, foi um dos 50 casais a oficializar a união matrimonial no casamento coletivo. Ela disse estar muito feliz com o momento e que só tem a comemorar e crescer junto com seu marido. Já o noivo, disse ter sido muito gratificante e realçou a importância da parceria do TJPB com a Aemp e a Anoreg e o apoio da Igreja para garantir a união dos casais e a benção de Deus. “Essa iniciativa do casamento comunitário é muito gratificante, porque tem muita gente que não tem essa condição, e proporcionar isso nesse momento emocionante para todos nós é muito importante”, disse.

Outro casal que também demonstrou estar emocionado com o casamento foi Giovando Aloisio Lima e Janaína da Silva Lima, juntos há 16 anos e com três filhos.  “Estou agradecida a Deus pela oportunidade e a essa parceria, entre as instituições que nos possibilitou, depois de 16 anos de convivência, realizar esse momento único”, falou a noiva.

Por Lila Santos

Tribunal de Justiça da Paraíba

Gerência de Comunicação Institucional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui