A Casa da Vacina e o curso Hubcrie foram selecionados para a mostra estadual
Não Mais uma vez as estratégias de imunização, adotadas pela Secretaria de Saúde de Campina Grande, foram selecionadas para serem apresentadas em mostras temáticas. Dessa vez, a implantação da Casa da Vacina e a realização do curso Hubcrie foram selecionadas para a I Mostra Vacina Mais Paraíba, que acontecerá na próxima sexta-feira, 29, em João Pessoa.
Os trabalhos foram intitulados como: “Curso Hubcrie em Campina Grande: impacto na ampliação do acesso aos imunobiológicos especiais” e “Casa da Vacina – uma sala de vacina em ambiente hospitalar: propiciando a imunização em todos os ciclos da vida”.
A Casa da Vacina foi implantada em junho de 2024 para ofertar os imunizantes a todas as pessoas, em horário expandido, e dentro de um ambiente hospitalar, favorecendo pessoas alérgicas e otimizando as ações em caso de efeito adverso. O serviço funciona de domingo a domingo, incluindo feriados, das 8h às 20h, e fica em um anexo do Hospital Municipal Pedro I.
O curso Hubcrie foi desenvolvido com profissionais da Atenção Básica no Município para capacitá-los sobre o uso de vacinas e demais imunobiológicos especiais disponíveis no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), ampliando o conhecimento sobre os imunizantes especiais e o acesso do cidadão na Atenção Primária à Saúde a esses imunobiológicos especiais.
“Estamos muito felizes em mais uma vez termos o nosso trabalho reconhecido”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna. Na semana passada, a estratégia de vacinação no Terminal de Integração de Campina Grande foi eleita a melhor experiência de imunização da região Nordeste na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. E em 2023, a iniciativa da Busca Ativa Vacinal (BAV), no município, também foi premiada na I Oficina do ImunizaSUS.
Codecom