Será empossado nesta quarta-feira na Academia Paraibana de Poesia (APP) o poeta e advogado Boisbaudran Imperiano. Um ano depois de entrar para a APP, ele vai assumir a cadeira 36, que tem como patrono o poeta Teodomiro Ferreira Neves Junior.
Mais conhecido como Neves Júnior, o patrono da cadeira 36 era paraibano de João Pessoa, nascido em 1875. “Ele foi professor e jornalista, atuou como tipógrafo e acabou se dedicando ao magistério”, explica Boisbaudran que pesquisou acerca do poeta.
Segundo as pesquisas, em 1909, Neves Júnior publicou um único livro de poesias, denominado Arestas, com uma coletânea que vinha publicando nos jornais da época. “Em 1927 migrou para o Rio de Janeiro. O biógrafo dele o define como um poeta romântico, introspectivo e amargurado devido a um amor platônico”, revela Imperiano.
Ao reverenciar a memória do patrono, Boisbaudran Imperiano também demonstra se sentir grato por esse momento de posse numa das mais importantes Academias paraibanas, fundada há 75 anos. “É um sonho que jamais ousei sonhar por ter demorado a assumir o lado poeta”.
Imperiano escreve poesias desde a adolescência. Caneta e caderno à mão, ele catalogava tudo e arquivava. Em 2023, resolveu publicar o primeiro livro depois de digitalizar o material e selecionar parte do que tinha guardado, transformando no livro ‘Poemas Completos.
Esse ano, ele lançou o segundo livro de poesias de nome ‘Realidades & Sonhos’. Além disso, movimentou ao longo de 2024 a cena lítero-cultural realizando e participando de saraus poéticos. Como advogado, já é Acadêmico da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), além de fundar e presidir a Academia Paraibana de Direito (APD).