O Instituto Energisa abriu, neste mês de dezembro, o Edital Fábricas da Cultura que tem como objetivo selecionar iniciativas culturais para compor parte da grade de programação da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, e em outros equipamentos culturais em outros estados onde há atuação do Instituto.
O edital contemplará iniciativas culturais que buscam espaços para a realização de projetos já patrocinados ou produções independentes. Ele ficará aberto durante todo o ano de 2025, e a seleção acontecerá por seleção pública com inscrições através de formulário de inscrição disponível no site: www.grupoenergisa.com.br/instituto-energisa.
Além do formulário de inscrição, os interessados podem contar com a ajuda de um FAQ para tirar dúvidas e um modelo de proposta a ser utilizado para o envio das informações necessárias para a análise da Comissão de Avaliação.
A análise e convocatória das iniciativas selecionadas acontecerão semanalmente, com divulgação da relação das propostas aptas até o 5º dia útil do mês subsequente, nos canais digitais do Instituto Energisa.
Em 2024, o edital recebeu 172 iniciativas culturais nas mais diversas linguagens, beneficiando 25 mil pessoas e gerando 700 ocupações temporárias vindas de produções independentes e apoiando projetos aprovados em editais públicos da Lei Paulo Gustavo (LPG), FUNARTE, entre outras.