Janeiro Branco: Paraíba registra aumento de 71% em internações relacionadas a autolesões 

A campanha convida à reflexão sobre equilíbrio emocional e busca por ajuda psicológica
O início do ano é marcado pelo Janeiro Branco. A campanha busca promover a conscientização sobre a saúde mental e incentivar o cuidado emocional. Em 2023, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 11.502 internações relacionadas a lesões intencionais, representando uma média de 31 casos por dia. O número é 25% maior do que os 9.173 casos registrados em 2014.
Na Paraíba, o aumento é ainda mais alarmante, com um crescimento de 71% nas internações relacionadas a autolesões nos últimos dez anos, de acordo com a mesma pesquisa. Para o psicólogo e professor do curso de Psicologia da UNINASSAU João Pessoa, Ramon da Fonseca, esses dados revelam a necessidade de reforçar a atenção e os investimentos em saúde mental.
“O Janeiro Branco é um convite para refletir sobre como estamos lidando com as emoções e, principalmente, para quebrar tabus em relação à busca por ajuda psicológica. Muitas vezes, as pessoas não procuram atendimento por medo de julgamentos ou falta de informação. É fundamental a sociedade compreender que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo”, destaca Ramon.
Além disso, o especialista alerta para os impactos das mudanças sociais e econômicas que podem contribuir para o aumento dos casos. “Campanhas como o Janeiro Branco são essenciais para informar e conscientizar sobre a importância do assunto e apresentar diversas formas acessíveis de apoio psicológico”, complementa.
O Janeiro Branco busca ampliar o debate sobre saúde mental, incentivar ações preventivas e fortalecer as redes de atendimento psicológico e psiquiátrico no Brasil. Na UNINASSAU João Pessoa, a Clínica-Escola de Psicologia, localizada na Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1213 – Estados, está aberta normalmente durante o mês de janeiro. Ela funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Ana Geisa Viana

Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui