Fórum Criminal da Capital realiza teste contra a Covid-19 em 60 pessoas que atuam na Sessão do Júri

O 2º Tribunal do Júri da Comarca de João Pessoa deu início na manhã desta segunda-feira a 3ª Sessão Ordinária para a realização dos julgamentos, cuja pauta terá júris durante todo o mês de agosto. Para prevenir, garantir a segurança de todos e possibilitar a realização dos trabalhos, a diretoria do Fórum Criminal ‘Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello’ disponibilizou, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, testagem de Covid-19, pelo método Swab, em todas as pessoas que estão envolvidas nas sessões de julgamento. Foram testadas 60 pessoas.

Para o diretor do Fórum Criminal, juiz Geraldo Porto, a prevenção é uma medida salutar no enfrentamento da doença, sendo necessário avaliar, previamente, a realização de sessões que exigem o comparecimento presencial, para que ocorram com total segurança. O magistrado explicou, ainda, que estão seguindo, efetivamente, o Protocolo de Biossegurança estabelecido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

“Quanto à testagem, é mais prática do que o exame convencional, o resultado sai em um minuto e não exige uma estrutura laboratorial. O teste é mais uma estratégia de enfrentamento da doença”, acrescentou o diretor, salientando que, com essa medida, estão resguardando servidores, advogados, juízes e todas as pessoas que estão participando da sessão de julgamento do Tribunal do Júri.

A juíza substituta da Capital, Aylzia Fabiana Borges Carrilho (atua no 2º Tribunal do Júri) destacou que a testagem dos jurados e auxiliares da justiça se faz necessária, como complemento das demais medidas de segurança, adotadas pelo Poder Judiciário paraibano. “O TJPB tem envidado esforços para garantir que o protocolo sanitário contra o Covid seja observado na íntegra, tudo como forma de garantir um ambiente seguro e saudável aos nossos cidadãos”, pontuou.

A gerente do Fórum, Liana Urquiza Lubambo revelou que a cada júri a testagem é realizada. Ela explicou, ainda, que, além disso, estão sendo tomados todos os cuidados necessários e legais. “Estamos utilizando máscaras, álcool a 70%, tem tudo em prol da prevenção contra o vírus da Covid-19, resguardando, assim, a integridade física dos nossos servidores”, informou Liana.

A diretora de Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa, Alline Grisi, responsável por disponibilizar o material e a equipe para as testagens, ressaltou que a medida, adotada pela diretoria do Fórum Criminal, é importante. “Não só, para ver a diminuição dos casos de Covid, mas, até mesmo acompanhar de perto, como forma preventiva contra a disseminação”, observou.

A técnica Judiciária, que atua no 2º Tribunal do Júri, Vaneide Araújo de Andradre Silva parabenizou a iniciativa do Tribunal de Justiça, por disponibilizar, por diversas vezes, os testes contra a Covid. “Na minha opinião está sendo muito importante, pois trabalho com mais segurança”, comentou.

Já a servidora Marli Pereira, técnica Judiciária, lembrou que desde a 1ª Reunião Ordinária que acontece os testes das pessoas envolvidas nas sessões do júri. “Essa testagem é muito importante, principalmente, em Varas como as do Júri, porque as sessões de julgamento são totalmente presenciais. Além de quê, cada sessão do júri envolve mais de 40 pessoas e com essa testagem nos sentimos mais seguros e protegidos”, realçou.

Por Lila Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui