A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disponibilizou os números de acessos e reclamações em todo o Brasil. O portal Podecomparar coletou os resultados para o estado da Paraíba.
Conforme analisado no estudo, foi visto umaqueda mensal de 1,4% no número de acessos (novos assinantes) no serviço de internet banda larga, comparando os meses do confinamento, março e abril.No entanto, na comparação anual dos dados, houve crescimento comparando abril de 2019 com o mesmo mês deste ano, apresentando assim aumento de 14,8%.
Quanto as reclamações, na Paraíba foram registradas no mês de fevereiro 2.638 solicitações. Nos meses de março a abril esse número subiu para2.845 e 3.327, respectivamente. Um dos motivos do aumento é que, como a própria agência reguladora comunicou, o tráfego de dados pela internet aumento em até 49% durante o isolamento. Com esse crescimento, os serviços de telecomunicações, especialmente a internet banda larga, sofreram quedas no seu desempenho. A operadora Claro na Paraíba foi a que mais recebeu queixas dos usuários somando, no total, 1.083 ocorrências. A TIM coletou 746 queixas e, fechando o pódio, a Oi apresentou 644 reclamações.