A pandemia do coronavírus pegou o mundo de surpresa: ninguém poderia imaginar que a humanidade iria parar e iniciar uma nova rotina de hábitos, tão diferentes do que já se conhecia. Apesar desta pandemia estar sendo, aos poucos, superada, a previsão de especialistas é que outras pandemias possam surgir. O novo surto de gripe que atinge o país já tem deixado o alerta. Segundo Mariângela Simão, diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde, uma nova pandemia é “inevitável” e a questão é apenas “quando ela vai acontecer”.
Pensando nisso, muitos empreendimentos já estão sendo projetados de acordo com essa nova perspectiva: criar espaços que estejam conectados aos protocolos sanitários e que possam minimizar o contágio de vírus ou outros agentes em casos pandêmicos. Um exemplo é o que já acontece em João Pessoa com o Omni, empreendimento da Hofmann Station e da Construtora Massai, que reúne empresarial no setor de saúde, shopping e moradia.
“Observamos mudanças no comportamento da prestação de serviços e também no comportamento dos pacientes em todo o mundo. Em cidades grandes ou pequenas, tudo se voltou para a higienização e sanitização dos ambientes de saúde. Passou-se a ter investimentos em tapetes sanitizantes, túneis de ozônio, álcool gel e máscaras. Percebemos que algumas coisas que chegaram devido à pandemia vão se tornar perenes. Nunca mais vamos nos permitir permanecer por muito tempo em uma sala de espera de 4 metros quadrados”, afirma Renato Castello Branco, diretor da ProMedical Consultoria, empresa contratada para assessorar a concepção do Omni dentro dessa nova perspectiva de saúde.
A parte Medical do empreendimento tem estrutura para 233 consultórios, com elevadores exclusivos e áreas comuns em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “O Omni terá espaços amplos, ao ar livre, cafés e jardins que passarão a substituir as tradicionais salas de espera, com comodidade e segurança extra para profissionais da saúde e pacientes que compartilham esses espaços”, ressaltou Castello Branco.
Tecnologia como aliada – O consultor contou ainda que o Omni utilizará a tecnologia como grande aliada nesse processo: um aplicativo irá garantir que o paciente tenha acesso aos seus horários de consultas, receitas médicas e todos os outros serviços que o Omni oferece. Assim, conforme explicou, enquanto aguarda em um dos jardins, o paciente será chamado para a consulta através do aplicativo.
“Depois de uma espera dentro de um jardim lindo, protegido e com segurança, você é outro paciente quando chega aos seus médicos. Os profissionais da saúde têm visto que empreendimentos com áreas como essa trazem muitos benefícios. Livre da bagagem de tensão, o paciente consegue relatar melhor suas queixas, reportar de forma mais clara o que está sentindo”, explica Renato Castello Branco.
Omni – O Omni é um empreendimento que une área da saúde, shopping e residencial. Utilizando o conceito de “mixed use”, ele proporcionar a integração desses ambientes, mas mantendo-os independentes e dinâmicos, e adequados as normas de segurança necessárias para uma pandemia.
Ele será construído em uma das melhores localizações de João Pessoa, no bairro de Manaíra, e iniciará suas obras no início de 2022.