Seguro e consistente em todos os setores, Flamengo é muito superior e se classifica com dois gols de Arrascaeta
Foi uma noite de gala no Maracanã. Com time e torcida atuando no mesmo ritmo, o Mengão foi muito superior tecnicamente e taticamente do primeiro ao último minuto de jogo, venceu com sobras o Atlético MG por 2×0 (Arrascaeta [2]), e com placar agregado de 3×2, garantiu sua classificação para a fase de quartas de final da Copa do Brasil. O adversário será definido em sorteio marcado para a próxima terça-feira (19), na sede da CBF no Rio de Janeiro.
Pressão rubro-negra
O primeiro tempo foi de um time só. O Mengão pressionou do primeiro ao último segundo. Tanto, que aos cinco minutos, já havia criado duas ótimas oportunidades de gol, com Pedro e Gabi. Aos 12 minutos, Arrascaeta fez grande jogada individual, passou por três e chutou forte. No susto, Everson fez milagre, e evitou o primeiro gol do Mais Querido no Maraca.
A superioridade rubro-negra aumentava a cada ataque. Aos 14 minutos, após belíssima triangulação, Pedro escorou de calcanhar e João Gomes bateu de primeira, para mais uma defesa do goleiro atleticano, que salvou o clube mineiro novamente aos 37, em cabeçada de Pedro após excelente cruzamento de Rodinei.
E foi já no apagar das luzes do primeiro tempo que, enfim, o Mengão conseguiu traduzir toda a superioridade demonstrada dentro de campo em gol. Aos 45 minutos, Pedro conduziu a bola pela intermediária ofensiva e deixou Arrascaeta na cara do gol. Com enorme categoria, o meia rubro-negro tocou na saída de Everson, e fez o Maracanã explodir de felicidade. Foi o último lance antes do intervalo.
Fla confirma a classificação na segunda etapa
O segundo tempo era morno e estudado, quando o Mengão ampliou. Aos 18 minutos, Everton Ribeiro cobrou falta na área, Pedro desviou no primeiro pau e Arrascaeta demonstrou muito oportunismo para tocar de cabeça e aumentar a vantagem do Mais Querido no jogo. Foi o décimo gol do uruguaio na temporada.
O terceiro quase pintou no contra-ataque. Aos 27 minutos, Pedro ganhou da marcação na dividida e rolou para Gabi, que bateu cruzado. O goleiro Everson não deu rebote. Aos 32 minutos, Alonso fez falta dura em Marinho e foi expulso de campo. A partir daí, além da enorme superioridade técnica, o Fla passou a ter também superioridade numérica em campo, e soube administrar com mestria os minutos finais da partida, para no apito final comemorar muito ao lado da Nação.
Próximo compromisso
O Flamengo volta a campo no próximo sábado (16), para enfrentar o Coritiba, às 19h, no Estádio Mané Garrincha em Brasília, pela 17ª rodada do Brasileirão.
Ficha técnica
Flamengo 2X0 Atlético MG – Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Maracanã, RJ
Data e hora: 13/07/2022 às 21h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia
Cartões amarelos: Everton Ribeiro (FLA), João Gomes, Allan (ATL), Alonso (ATL),
Cartão vermelho: Alonso (ATL)
Gols: Arrascaeta (45’ 1ºT e 18′ 2°T).
Escalação do Flamengo:
Santos; Rodinei, David Luiz (Fabrício Bruno), Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro (Victor Hugo); Arrascaeta (Diego), Pedro (Marinho) e Gabi (Ayrton Lucas).
Técnico: Dorival Júnior.
Escalação do Atlético MG:
Everson; Mariano, Nathan S., Alonso, Arana; Allan (Igor Rabello), Jair (Otávio), Zaracho (Vargas); Nacho (Rubens), Ademir (Keno), Hulk.
Técnico: Antonio Mohamed
Por Ian Sena com foto de Marcelo Cortes