Cerca de metade dos servidores da Presidência da República está em trabalho remoto ou em escala de revezamento. De acordo com a Secretaria-Geral, dos quase 3.400 servidores do Palácio do Planalto, 31 estavam afastados do trabalho por terem apresentado resultado positivo para a covid-19 até a última sexta-feira (24).
Para assegurar a segurança dos trabalhadores, a frequência dos procedimentos de higienização diária realizados nas salas foi ampliada, com atenção especial às superfícies e aos equipamentos com maior probabilidade de contato interpessoal. O objetivo é minimizar a possibilidade de propagação da covid-19 nas dependências da Presidência da República.
As rotinas incluem a elaboração de cronograma de desinfecção para as áreas comuns e salas administrativas, as quais são atendidas mediante agendamento. A limpeza, que antes era majoritariamente manual, agora adota um modelo de execução automatizado.
O Planalto também realizou a compra adicional de dispenser para álcool em gel para todas as suas dependências. Atualmente, 494 unidades estão estrategicamente distribuídas. Desde o início da pandemia, servidores e colaboradores recebem orientações sobre cuidados pessoais, como higienização das mãos, uso correto de máscaras, distanciamento social e, inclusive, sobre os cuidados necessários ao chegar em casa, após o trabalho.