Alunos da rede pública de João Pessoa recebem projeto de educação ambiental

Patrocinado pela Dexco, cerca e 2000 alunos serão diretamente impactados

O município de João Pessoa recebe, a partir de 14 de novembro, o Programa de Educação Ambiental – Teatro e Oficina Robótica nas Escolas, que vai impactar, diretamente, 2000 alunos e 125 professores da rede pública de ensino de João Pessoa. O programa é uma realização da Ecotransforma, NTICS Projetos e tem patrocínio da Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor.

O objetivo do projeto é que os alunos possam dialogar sobre os problemas causados pelo lixo, principalmente na comunidade onde estão inseridos e entender como cada um pode ser protagonista de uma história diferente rumo à regeneração do planeta. “Vamos trazer essa questão para o dia a dia deles, isso faz com que entendam que, quando o assunto é preservação do meio ambiente, todas as pessoas têm um papel fundamental”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

A Dexco tem como premissa apoiar projetos nos municípios onde tem operação, priorizando a educação e o meio ambiente como tema. “Nós acreditamos que iniciativas como essa contribuem com o desenvolvimento social nas regiões onde estamos presentes, de forma efetiva e perene. Estamos felizes em patrocinar o Programa Educação Ambiental que, ao mesmo tempo que incentiva a criatividade e estimula a percepção dos estudantes sobre os problemas socioambientais, propõe soluções locais às comunidades, a partir do reaproveitamento de materiais”, comenta Guilherme Setubal, Gerente de ESG da Dexco.

Através de jogos e brincadeiras, eles serão convidados a pensar sobre todos os aspectos ligados à reciclagem, que inclui não apenas o descarte correto dos resíduos sólidos, mas observar quanto é possível recusar materiais que possam virar lixo, e até reutilizar. “É o chamado 5 “R” da reciclagem. Quando você compra um item que pode ser levado na bolsa, por exemplo, você está sendo um consumidor consciente”, explica Ana Carolina.

O Programa de Educação Ambiental vai abordar ainda a Logística Reversa, que tem sido aplicado pelas empresas para garantir que os produtos produzidos tenham uma destinação correta depois de consumidos, ou quando precisam ser descartados por tempo de uso.

O programa inclui estações de atividades com mostra audiovisual, oficinas de brinquedos com reciclados, painel artístico, jogos, construção de uma cápsula do tempo com ideias de como seria para eles, uma cidade sustentável, e finaliza com uma peça de teatro sobre queimadas, consumo consciente e energia.
Os professores também vão receber capacitação para que o tema possa ser abordado em sala de aula de forma multidisciplinar.

Além de João Pessoa, a Dexco está levando esse projeto para o município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, totalizando 4000 alunos e 250 professores.

Sobre a Ecotransforma Produções
A Ecotransforma é uma produtora cultural que atua há mais de 10 anos com projetos e a NTICS Projetos é a organizadora do Programa.

Há 20 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há 03 anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios.

Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis;Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.

A NTICS Projetos completa 20 anos de trabalhos ininterruptos na criação e implementação de projetos e soluções inovadoras. Ao todo já foram realizados mais de mil projetos com impacto direto em cerca de 11 milhões de pessoas. O objetivo com o ODS 4 (Educação de qualidade) é, até 2025, impactar mais 3,7 milhões de jovens e adolescentes, o que corresponde a 10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil. Este projeto faz parte dessa grande meta!

Sobre a DEXCO

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia.

Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui