SEIG destaca política de gestão de riscos no 4º Workshop de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção

A Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG) realizou, na manhã desta segunda-feira (21), o 4º Workshop de Governança, Integridade e Prevenção à Corrupção de João Pessoa, com a temática: ‘Noções de Risco para o Setor Público’. A apresentação ocorreu de forma remota, através da plataforma Sympla. O evento acontece também nesta terça-feira (22) e os servidores que ainda quiserem se inscrever, podem fazê-lo através do link enviado pela plataforma 1DOC.

Kleber Marques, secretário executivo da SEIG, ressaltou que uma política de gestão de riscos tem como objetivo assegurar que os responsáveis pela tomada de decisão do Município, em todos os níveis, tenham acesso a informações suficientes quanto aos riscos aos quais está exposta a instituição.

O secretário Kleber Marques frisou que “a gestão de Cícero Lucena tem sido marcada por momentos muito importantes para o crescimento da cultura da integridade na Prefeitura de João Pessoa. Desde a criação da SEIG, não paramos de trabalhar em busca da conquista desse propósito, que trará grandes benefícios para toda Prefeitura e, principalmente, para nossa população. Com a criação da política de riscos, entramos na parte prática, estilo mão na massa, da implantação do nosso Programa de Integridade, o FAROL, que, além de pioneiro, não tenho dúvidas que servirá de modelo para muitos municípios no Brasil”, ressaltou.

Capacitação do servidor público – Kleber Marques falou ainda sobre a oportunidade de crescimento e valorização do profissional como algo que tem impacto direto nos serviços, engajamento do servidor, oportunidade de crescimento e atualização de todo o sistema público. “A capacitação do servidor favorece o sentimento de pertencimento e valorização do mesmo, impactando na realização de tarefas e eficácia na prestação de serviços para todos os cidadãos”, completou.

João Pessoa como referência – A vice-presidente do Conselho de Administração da RGB e coordenadora do programa, Cristiane Nardes, destacou que João Pessoa sai na frente de muitos municípios, se destacando como referência em governança e integridade. Segundo ela, ter uma Secretaria cujo propósito são esses temas, mostra o quão inovadora e ética é a gestão.

“Temos que parabenizar as lideranças municipais por terem abraçado a ideia de governança. Não apenas no estilo pro forme, de ficar só na gaveta ou no papel. No momento que existe uma Secretaria que executa um programa de integridade, previsto com boas práticas, focadas em combater a corrupção e a fraude, políticas públicas focadas nessa área vão acontecer”, detalhou.

Cristiane Nardes parabenizou ainda a alta administração, na qual “conseguimos perceber que é uma gestão com um mind set inovador. Uma gestão que trabalha com governança e integridade por conta própria e não por força da lei é uma novidade no Brasil. É de surpreender. João Pessoa sai na frente como um modelo de referência para outros municípios e o trabalho em parceria com a RGB ajuda a fortalecer esse propósito”.

Transparência – O controlador-geral do Município, Diego Fabrício, destacou a importância do fomento à integridade e políticas de governança e prevenção à corrupção. Ele lembrou também que a Prefeitura de João Pessoa se classificou em 1º lugar entre as capitais do Nordeste e 1º lugar entre os municípios da Paraíba como a cidade mais transparente.

“João Pessoa tem uma estratégia na área de controle e essa capacitação é mais uma ferramenta para que possamos ter noções de riscos. Queremos que nossos servidores estejam preparados e engajados no desenvolvimento da integridade, governança e na prevenção a corrupção”, pontuou.

Gestão de riscos – Leandro Andrade, membro especialista dos Comitês de Governança e Gestão de Riscos e ESG Público na Rede Governança Brasil, pontuou sobre a importância da gestão de riscos.

“Um processo de sensibilização e conscientização da estrutura sobre a importância da Gestão de Riscos é imprescindível para o fortalecimento e amadurecimento da organização de forma que os diversos níveis de gestão compreendam suas responsabilidades e estejam preparados para atuar de forma clara, orientada e coordenada para o atendimento ao Princípio da Eficiência da Administração Pública, prevenindo a ocorrência de irregularidades e melhorando a qualidade dos serviços públicos prestados à população”, finalizou.

A consultora de Gestão de Riscos e coordenadora do Projeto Estratégico de Implementação da Gestão de Riscos do TJDFT, Ludmila Couto Maciel, falou sobre conceito de governança pública, processos, riscos e controles. Ela destacou a importância do princípio da eficiência da administração pública e do conceito de Integridade.

“A gestão de riscos é um mecanismo de governança, usada como base para a tomada de decisões dos gestores. Então apresentamos como implementar o processo de gestão de riscos em processos e projetos da organização. Diante de tantas complexidades presentes na gestão pública e das constantes mudanças, para uma boa tomada de decisões é fundamental contar com uma gestão de riscos eficiente. A implementação de gerenciamento de riscos é consequência das constantes melhorias na qualidade dos serviços públicos e eficácia de políticas públicas”, completou.

Fotos- Assessoria

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