Representantes do CNJ realizam visitas técnicas nos presídios Silvio Porto e Serrotão

A juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Karen Luíse Vilanova Batista de Souza, e a coordenadora adjunta do Eixo 1, do Programa Fazendo Justiça, juíza Janaína Homerin, realizaram visitas técnicas à Penitenciária Desembargador Silvo Porto (João Pessoa) e ao Complexo Penitenciário do Serrotão (Campina Grande), com objetivo de compreender as dinâmicas locais, a divisão das pessoas aprisionadas por regime e gestão da lotação prisional. As visitas aconteceram nessa quinta-feira (9) e é mais uma medida para implementação da Central de Regulação de Vagas nos Estabelecimentos Prisionais do Estado.

A Central foi idealizada pelo CNJ e tem o objetivo de instituir uma sistemática de gestão de vagas nas unidades prisionais, para regular o fluxo de entrada e de saída de pessoas do sistema, bem como garantir mais equilíbrio e controle da ocupação nas unidades prisionais. O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, afirmou que vai iniciar os estudos para a criação da Central de Regulamentação de Vagas e a primeira medida será a criação do grupo de estudos, envolvendo magistrados e servidores.

Karen Luíse Vilanova disse que a Central de Regulação de Vagas vai funcionar conforme a realidade de cada Tribunal. “Vamos disponibilizar um manual, que oferece diferentes ferramentas, a partir de estudos realizados por nossos consultores. Contudo, é necessária a criação de uma parceria com os tribunais que têm interesse em implantar a Central de Regulação de Vagas”, comentou a juíza, quem também estava acompanhada pela coordenadora estadual do Fazendo Justiça na Paraíba, Thábada Almeida.

As magistradas do CNJ estão na Paraíba desde terça-feira (5). Durante esses três dias, elas se reuniram com o Presidente do TJPB, magistrados que atuam em varas criminais, sobretudo com o juiz titular da Varas de Penas Alternativas (Vepa), Salvador de Oliveira Vasconcelos, e delegados do Setor Especializado de Custódia, que fica na Central de Polícia de João Pessoa.

Por Fernando Patriota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui