Exclusivo: Especialista em segurança de grandes eventos alerta autoridades sobre tragédia anunciada no São João de Santa Rita

O especialista em Gestão de Incidentes de Múltiplas Vítimas, Hélio Raimundo de Souza Melo, provocou o Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/PB) com o objetivo de tentar evitar uma tragédia anunciada que pode provocar a morte de dezenas de pessoas durante os shows dos festejos juninos no Parque do Povo de Santa Rita, que estão previsto para iniciar nesta quinta-feira, dia 8 de junho..

A tragédia, segundo Hélio Melo, poderá ser evitada caso as autoridades competentes (prefeitura, Corpo de Bombeiros e Crea) façam o dever de casa e promovam uma vistoria séria, transparente e com profissionais gabaritados em defesa civil e segurança de grandes eventos.

O especialista Hélio Melo, que coordenou a parte operacional do último simulado de acidentes no Parque do Povo d´O Maior São João do Mundo”,  em Campina Grande, revelou ao Fatospb que não tem ligação política com nenhum pré-candidato e que não tem nada contra o atual prefeito, mas como morador de Santa Rita não poderia ficar omisso ao perigo iminente de uma tragédia.

Hélio Melo é especialista em Gestão de Incidentes de Múltiplas Vítimas

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, está pagando uma empresa para colocar uma estrutura milionária para a realização de vários shows alusivos ao São João da Cidade de Santa Rita. Ontem, 5 de junho, aconteceu um incidente com a estrutura metálica, que tem cerca de 3 metros de altura e 9 metros de comprimento. Ela, simplesmente, desabou com o vento, conforme foi registrado e noticiado por vários meios de comunicação. 

“Diante dos fatos acontecidos, por ser morador das proximidades, fui até o local e constatei uma série de irregularidades nocivas à vida. Faltou comunicação da prefeitura de Santa Rita ao Corpo de Bombeiro Militar do Estado da Paraíba a apresentação de projeto técnico contra incêndio e controle de pânico, sinalizações de emergências com rota de fugas, placa de capacidade de limite de capacidade de pessoas no evento, áreas de saída de emergências, posto médico, ambulâncias, simulado de incidente com múltiplas vítimas,  falta de comunicação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), as ARTs das estruturas dos camarotes, palco, estrutura de entrada, grupo gerador de energia, fechamento metálico do local”, revelou o especialista.

Ele formalizou denúncia junto ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) e e a Ouvidoria do Corpo de Bombeiros do estado da Paraíba,solicitando  que seja feita uma fiscalização em caráter de urgência, urgentíssima na obra, uma avaliação dos contratos e uma perícia nas instalações, com a finalidade de resguardar e preservar as vidas que serão expostas à insegurança do local, correndo risco de acontecerem várias mortes. (Confira documento abaixo)

O especialista Hélio Melo sugeriu ainda no ofício, caso a denúncia seja comprovada,  que o atual prefeito do Município de Santa Rita, Emerson Panta, seja penalizado na forma da Lei por omissão e negligência.”Estou fazendo a minha parte. Ninguém pode me acusar amanhã de omissão. Não posso ficar parado vendo tanta irregularidade. Uma vida não tem preço e depois que a perdemos não encontramos outra à venda no mercado”, finalizou Hélio. 

Fiscais do Crea estiveram na manhã desta terça-feira no Parque do Povo de Santa Rita

Crea faz vistoria no Parque do Povo de Santa Rita após estrutura de Panta desabar

 

Estrutura que desabou poderia ter provocado uma grande tragédia se tivesse caído em dia de festa

 

A administração municipal do prefeito Emerson Panta, como se não bastasse ser alvo constante de investigações de diversas denúncias de superfaturamentos e também de supostas irregularidades, agora está na mira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA/PB), que na manhã desta terça-feira, 6, enviou fiscais para realizarem uma vistoria no Parque do Povo da cidade de Santa Rita, após uma estrutura de ferro ter desabado no local onde está sendo montada a cidade cenográfica para a realização das festas juninas daquele município.

 

As redes sociais ficaram tomadas durante toda a segunda-feira e manhã desta terça-feira com imagens e vídeos da estrutura que desabou no Parque do Povo de Santa Rita. Alguns internautas postaram mensagens mostrando o que aconteceu na cidade cenográfica.

Mesmo diante dos fatos apresentados em alguns veículos de comunicação, a Prefeitura de Santa Rita emitiu nota tentando desqualificar a informação e tentou minimizar o perigo da queda de estrutura metálica que , caso tivesse ocorrido em dia de shows, poderia ter causado uma verdadeira tragédia.

Leia abaixo, na íntegra, o’que diz a nota enviada à imprensa pela assessoria de comunicação do prefeito Panta:

Nota 

 A prefeitura de Santa Rita informa que, a estrutura da cidade cenográfica que caiu, não estava finalizada e nem fixada. O equipamento estava sendo descarregado e posicionado dentro do espaço da Praça do Povo e todas as peças ainda iam ser fixadas definitivamente. Os trabalhadores estavam descarregando e presentes no local, quando algumas peças caíram. 

Reafirmamos que foi uma pequena parte da estrutura da cidade cenográfica que caiu, e não a estrutura do palco, como erroneamente citado em alguns veículos. Nosso São João segue sendo montado dentro de todas as normas de segurança, na certeza que o conforto e a segurança dos que irão participar é prioridade.

 

Secretaria de Comunicação Institucional

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui