Preparar as mulheres cabedelenses para atuarem em diferentes ramos da costura. Esse foi o objetivo do curso Básico em Corte e Costura, oferecido através da parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana (SEPMDH) e o Senac-PB.
A iniciativa destinou 15 vagas pra participantes previamente inscritos. Destas, 5 foram exclusivamente voltadas ao público LGBTQIA+.
O curso contou com todo apoio da SEPMDH, que levou as alunas até o Senac, em João Pessoa, durante os dias de curso. A capacitação começou no final do mês de julho, teve carga horária de 60 horas e direito a certificado.
O curso é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho e para o mundo da moda, e faz parte das atividades do projeto Maria Empreendedora, que busca promover a autonomia financeira das mulheres através de capacitações e qualificação profissional de geração de renda.
“Estamos felizes com essa parceria. Muitos talentos foram descobertos aqui; pessoas que sentem no coração a vontade de empreender nesse ramo de corte e costura, e podermos oferecer isso a elas é muito gratificante”, destacou a secretária Camila Holanda.
A iniciativa contou, ainda, com a parceria da Secretaria de Transporte, que disponibilizou a locomoção das participantes de Cabedelo a João Pessoa durante todo o curso.
“Queria aproveitar e agradecer também pela parceria com a Setrans, que foi fundamental para o sucesso do curso. E em breve, anunciaremos ainda mais novidades voltadas para a capacitação e o empoderamento das cabedelenses”, ressaltou a secretária adjunta, Anelize Guedes.
As peças produzidas durante o curso serão doadas para instituições de caridade. Para quem teve a oportunidade de participar das aulas, ficaram os ensinamentos e a satisfação em aprender mais sobre as técnicas de corte e costura.
“Agradeço muito a Secretaria da Mulher por ter nos proporcionados esse curso. Foram 15 dias de aprendizado. Eu não sabia muito coisa e aprendi muito aqui. Tenho projetos para esse curso, me profissionalizar e abrir meu próprio negócio. Foi muito importante estar aqui”, disse Maiana Dyalla.
“Estou muito agradecido por essa oportunidade. Muito bom pra mim, que já trabalho na área de moda, desenhando roupa feminina. Só tenho a agradecer à Secretaria por ter dado essa oportunidade. Foi muito bom”, finalizou Vamberto Moreira.