Com o objetivo de promover o desenvolvimento rural integrado e sustentável, a Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria da Agricultura (Seagri), também vem se notabilizando pelo emprego, neste setor, de boas práticas que já refletem como resultado positivo o fortalecimento da agricultura familiar, no Município.
As ações desenvolvidas pela Seagri, sob a supervisão e coordenação do secretário Renato Gadelha, buscam alternativas às principais atividades dos agricultores, sem perder de vista as descobertas das potencialidades sócio-econômicas do campo, que possam se traduzir em bem estar da população rural. Com esta visão humanista, a atual administração reafirma seu compromisso de trabalhar para ampliar o nível de satisfação da comunidade rural, com a manutenção do emprego, aumento da renda e o crescimento do grau educacional das famílias que vivem no campo, como também de melhorar e preservar os recursos naturais do Município para as gerações futuras.
Campina não conta com grandes latifúndios nem de fortes produtores rurais mas, em contrapartida, tem uma população rural estimada em 45 mil pessoas, que vivem basicamente da agricultura familiar. Esta realidade exige políticas públicas arrojadas, razão da Prefeitura dotar a Seagri de meios material e humano, que vão desde máquinas pesadas a engenheiros, para realizar ações que atendam a contento esse segmento produtivo do Município.
PATRULHA MECANIZADA – Através da “Patrulha Mecanizada”, composta de veículos pesados e implementos agrícolas, adquiridos via emendas orçamentárias da bancada paraibana no Congresso Nacional, é possível construir ou recuperar açudes e barreiros, além de refazer estradas vicinais danificadas pelas chuvas, facilitando o trânsito das pessoas e o transporte para o escoamento da produção agrícola.
RECURSOS HÍDRICOS – Construir poços artesianos e montagem de equipamentos dessalinizadores em localidades de difícil transporte ou armazenamento de água, também fazem parte do cronograma das ações da Seagri, afora as centenas de cisternas igualmente implantadas nas residências rurais do Município.
Mais recentemente, durante visita ao Ministério do Desenvolvimento Social, o prefeito Bruno Cunha Lima e o secretário Renato Gadelha receberam, do ministro Wellington Dias, a garantia de que 300 novas cisternas serão construídas no Município.
PROINSA – Recentemente, o Projeto Permanente de Inseminação Artificial (Proinsa), que é mantido pela Seagri, consolidou uma parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), referente ao programa Mais Pecuária. A adesão foi assinada pelo prefeito Bruno Cunha Lima e pelo secretário Renato Gadelha. Pelo acordo, serão oferecidos aos pequenos produtores, ainda este ano e gratuitamente, mais de 600 prenhezes confirmadas, cujo material é proveniente de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial.
Essa cooperação vai oferecer ao homem do campo o maior programa de melhoramento genético do país. A iniciativa também contempla criadores de ovinos e caprinos. A Seagri ainda trabalha projeto que visa a recuperação da produção leiteira do Município, com vista a consolidar a produção de queijo, patenteando como “Queijo Coalho da Borborema”.
CULTIVANDO O FUTURO – Outra relevante ação da Seagri é o projeto Cultivando o Futuro. De forma pedagógica e prática, tem por objetivo incentivar os filhos dos moradores da zona rural a conhecer, aprender e conviver com a nobre arte da agricultura, através de palestras e da construção de canteiros para o cultivo de hortaliças orgânicas nas escolas dos distritos e até mesmo em casa, mostrando à meninada a importância da agricultura familiar.
Outra parceria que vem surtindo resultado positivo em nível de cooperação entre secretarias do Município é o Projeto Plantar, que é de responsabilidade da Secretaria de Educação, por iniciativa do secretário Raymundo Asfora Neto, com o apoio técnico e logístico da Seagri. A parceria tem como objetivo atender 78 unidades educacionais, sendo 58 escolas e 20 creches do Município.
O projeto já oferece colheitas de alimentos 100% orgânicos em escolas e creches, no Hospital Pedro I, Posto de saúde de Galante, UPA Dinamérica, dentre outros. A Seagri também atende as entidades filantrópicas APAE, Casas do Menino e João Moura e Instituto São Vicente de Paulo, na produção de hortaliças e de ervas medicinais.
ALGODÃO – Contando com a contribuição técnica e operacional oferecida pela administração do prefeito Bruno Cunha Lima, e com a garantia de venda da produção a preços normais de mercado, pequenos e médios agricultores familiares vêm apostando na retomada da plantação e cultivo de algodão orgânico, na perspectiva de um exponencial incremento econômico da zona rural do Município. Um projeto embrionário desenvolvido pela Seagri, em parceria com a Embrapa-Algodão, viabilizando o ressurgimento da produção de algodão orgânico na zona. Idealizado, planejado e executado com a colaboração dos técnicos da Pasta, respaldados pelo secretário Renato Gadelha, o projeto oferece incentivos e assistência técnica aos pequenos e médios produtores.
Esse projeto embrionário contempla plantadores dos Distritos de Galante, Catolé de Boa Vista e São José da Mata,m e em breve será expandido a outros pontos do Município.
Codecom