Desde que os kits de robótica foram entregues aos mais de 9 mil estudantes da rede municipal de ensino, em Campina Grande, a aprendizagem desses alunos está diferente e trazendo mais motivação para os pequenos. A professora Luzia dos Prazeres, que ensina o 1º ano em uma das escolas que recebeu o kit, a Henrique Guilhermino, em Catolé de Zé Ferreira, disse que percebeu os alunos mais motivados a participarem da atividade, além deles aprenderem a trabalharem em equipe.
“Como estão em processo de alfabetização, tudo precisa ser divertido, lúdico. E esse kit foi uma estratégia interessante para trabalhar as formas geométricas, o alfabeto, por exemplo. Eu começo a introduzir o conteúdo em sala de aula e concluo com o uso dos kits de robótica. Você percebe o entusiasmo deles”, ressaltou Luzia.
Maria Isadora Marinho, de 6 anos, aluna de Luzia dos Prazeres, disse que a turma já colocou o nome do robô de “fofinho” e a aula ficou mais divertida e mais fácil para aprender.
Os robôs fazem parte do Kit “Explorador Kids”, entregue pelo prefeito Bruno Cunha Lima às escolas e creches da Rede Municipal, em julho deste ano. A iniciativa faz parte das ações do programa Campina de A a Z e impacta diretamente mais de 9 mil estudantes.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, ressaltou que a entrega dos kits faz parte de uma série de investimentos em tecnologia aplicada à Educação em Campina Grande. “Nós nos preocupamos muito com a educação de nossas crianças sob as mais diversas perspectivas. Por isso, aliamos a tecnologia com as nossas principais práticas. É uma forma de atualizá-los e fazer dos meios tecnológicos, verdadeiros instrumentos de melhoramento pedagógico. Num conceito macro, tratamos como inclusão digital.”, acentuou.
Segundo o gerente de Estatística e Informática, Cayque Silva, o kit de robótica traz consigo um grande impacto nas práticas pedagógicas dos professores, tendo em vista que ele pode ser utilizado de forma multidisciplinar. “Então, pensando na educação infantil, por exemplo, o professor consegue trazer diversas vivências que ocorrem em sala de aula e a alfabetização pode ser melhorada com o uso desses kits, tendo em vista que o professor pode utilizar a criatividade”, ressaltou.
Outro destaque é na socialização entre os estudantes, tendo em vista que o kit proporciona essa ajuda entre eles para que as atividades sejam concluídas.
Codecom