Semana da Conciliação é marcada com ritual indígena na Comarca de Rio Tinto

A Comarca de Rio Tinto participou da XVIII Semana Nacional da Conciliação (SNC) com a realização de audiências envolvendo cerca de 190 processos dos Cejuscs (Centros Judiciários de Soluções de Conflitos) Indígena e Cível. Dentro das atividades, o coordenador do Cejusc Indígena e diretor do Fórum da Comarca, juiz Judson Kildere, participou de uma homenagem com ritual indígena, durante a visita de integrantes da Aldeia Monte Mor à unidade judiciária.

A cacique potiguara da Aldeia Monte Mor, Claudecir da Silva Braz, parabenizou todo o Poder Judiciário Estadual, em especial o juiz Judson Kildere e a técnica judiciária Jailza Hortêncio, pela eficiência e celeridade referente às ações judicializadas que têm povos originários como parte interessada.

“Nessa Semana Nacional de Conciliação, o Fórum da Comarca de Rio Tinto tem realizado esse trabalho tão importante e crucial para a população indígena, que se sente representada e respeitada com essa jurisdição. Então, essa homenagem serviu para mostrar o nosso agradecimento ao juiz Kildere”, reforçou a cacique.

O indígena potiguara e mestrando em geografia Leandro da Silva Ramos explicou o significado da canção “Ó Mãe de Deus”, que foi cantada no ritual para homenagear o magistrado pelos trabalhos essenciais realizados junto ao povo indígena potiguara. “Nesse canto, a gente pede à Nossa Mãe Natureza que nos proteja e nos livre de todos os maus, que Ela sempre esteja conosco, para afastar todas as coisas ruins que nos possam acontecer. E também no cântico a gente pede proteção para os nossos caciques Morubi Chaba e os nossos curumins, que são nossas crianças”, esclareceu.

A SNC, cujo tema deste ano é ‘Conciliação: a um passo da solução’, terminou nesta sexta-feira (10), iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio de todos os tribunais do País.

Por Jessica Farias (estagiária)

Tribunal de Justiça da Paraíba

Gerência de Comunicação Institucional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui