A Primeira Seção Especializada Cível é composta pelos membros da 1ª Câmara Especializada Cível, desembargadores José Ricardo Porto, Leandro dos Santos e Fátima Bezerra Moraes Cavalcanti Maranhão; e da 2ª Câmara Cível, formada pelos desembargadores Agamenilde Arruda e Abraham Lincoln, além do juiz convocado Aluízio Bezerra Filho.
O presidente da Seção Especializada, desembargador Abraham Lincoln, agradeceu a confiança dos demais membros do órgão fracionário, além de destacar o profícuo trabalho realizado pela desembargadora Agamenilde Arruda no ano de 2023. “A presidência de uma Seção é uma presidência quase que compartilhada. Sendo assim, peço a compreensão dos eminentes pares onde ocorrerem falhas nossa”, disse o desembargador Lincoln.
Antes de passar a Presidência ao novo gestor, a desembargadora Agamenilde Arruda fez um balanço dos trabalhos produzidos na Primeira Seção, durante o exercício de 2023. “Ao alçar o 2º Grau, tive a missão e o desafio de presidir essa Primeira Especializada, ao lado de tantos outros colegas bem experientes e que deixaram meu coração mais tranquilo, bem como me fez encher de segurança”, disse a desembargadora Agamenilde. Por fim, ela desejou boa sorte e destacou as qualidades do novo presidente da Seção.
Em seguida, o desembargador Leandro dos Santos, ao se referir ao desembargador Abraham Lincoln, falou que o mesmo já tem toda uma experiência em todos os cargos do TJPB. O desembargador Ricardo Porto afirmou que a gestão do desembargador Lincoln será uma administração de continuidade. “O desembargador Abraham Lincoln merece e tem todos os atributos, competência, inteligência, imparcialidade e, também, capacidade administrativa, uma vez que sua excelência realizou uma exitosa administração frente ao Tribunal de Justiça”, ressaltou.
O juiz convocado Aluízio Bezerra parabenizou o novo desembargador-presidente pela assunção, bem como destacou sua sabedoria e a sua experiência na condução dos trabalhos da Primeira Seção. Também presente à sessão, o desembargador João Batista Barbosa, que é membro da Segunda Seção Cível, frisou que aprendeu e ainda continua aprendendo com o desembargador Abraham Lincoln, além de afirmar que ele é um homem de confiança e íntegro.
Em nome do Ministério Público estadual, a promotora de Justiça Vanina Nóbrega de Freitas Dias Feitosa parabenizou e desejou muito sucesso ao novo presidente.
Ainda durante a sessão, os membros do órgão fracionário parabenizaram o profícuo trabalho realizado pela desembargadora Agamenilde Arruda à frente da Presidência da Primeira Seção Especializada no ano passado.
Números – Em 2023, a Primeira Seção Especializada julgou 416 processos em 18 sessões, sendo 11 virtuais e sete por videoconferência.
Por Marcus Vinícius
—
Tribunal de Justiça da Paraíba
Gerência de Comunicação Institucional