Castramóvel participa do Orçamento Democrático em Catolé do Rocha e Pombal

Fabíola Rezende comemora adesão da população ao Paraíba Pet

A castração de dezenas de gatos e cães mais uma vez foi o destaque em outras duas edições da ‘Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde’, da ação ‘Cidadania Democrática’, promovida pelo governo da Paraíba por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, que tem a finalidade de aproximar os serviços dos órgãos estaduais à população durante os dias (ou períodos) em que são realizadas as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE).

O Castramóvel, do Programa Paraíba Pet, da Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal da Secretaria Estadual da Saúde (SES), esteve na sexta-feira (31) em Catolé do Rocha e no sábado (1º) em Pombal, onde ocorreram coleta de sangue, cadastros e procedimentos de castração em cães e gatos. Em Catolé do Rocha, o evento ocorreu nas dependências da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Obdúlia Dantas; já em Pombal, os atendimentos aconteceram na Escola Monsenhor Vicente Freitas.

“Estamos felizes com esse trabalho e o serviço tem alcançado seus objetivos, graças ao empenho e total apoio do secretário da Saúde, Jhony Bezerra. O governo de João Azevêdo (PSB) tem abraçou em definitivo a causa animal, garantindo as políticas públicas necessárias para essa área”, comemora a protetora e ativista Fabíola Rezende, que está à frente da Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal da Paraíba, e esteve com o Castramóvel em Catolé do Rocha e Pombal.

Fabíola Rezende, gerente operacional das Políticas da Causa Animal da Paraíba

“Por meio das audiências do Orçamento Democrático, estamos chegando aos municípios não só para levar a castração, mas a conscientização e a educação sobre a causa animal”, acrescenta Fabíola Rezende. Ela adianta que as ações de castração serão ampliadas com a chegada, nos próximos dias, de mais um Castramóvel. No total, até o final do ano, serão quatro unidades, que atenderão de forma completa os municípios de quatro regiões do estado: Litoral, Sertão, Cariri e Borborema.

Até o momento, o Castramóvel já esteve em oito cidades onde já ocorreram as audiências do Orçamento Democrático Estadual 2024: Cuité, Campina Grande, Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Mamanguape, Catolé do Rocha e Pombal. Somente nas duas últimas cidades, foram realizadas cerca de 20 castrações, entre gatos e cachorros, e registrado cadastros (futuros agendamentos) de quase 90 processos para castração. O calendário do Castramóvel na ‘Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde’ segue juntamente com o das audiências do ODE: Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).

A participação do Programa Paraíba Pet nessas feiras do ODE, explica Fabíola Rezende, é uma preliminar para que, num futuro próximo, já com a chegada de mais uma unidade de Castramóvel, as castrações sejam ampliadas. “Por isso que durante essas feiras temos feito os cadastramentos para futuras castrações. Quando estivermos com essa unidade do Castramóvel de João Pessoa, retornaremos a essas cidades, onde o veículo e nossas equipes ficarão por mais tempo, de dois a três dias, para atendermos todas as demandas possíveis de castração dos cães e gatos”.

“Nós juntamos os serviços da SES, incluindo aí o Castramóvel, ao ‘Cidadania Democrática’ e tem sido um sucesso, tanto na adesão da população, quanto no que diz respeito a dar celeridade aos procedimentos de alta e média complexidade. Na feira, o paciente já pode trazer os exames, os encaminhamentos, fazer o risco cirúrgico e sair com a cirurgia marcada. É muito mais rapidez no processo de cirurgias eletivas e menos deslocamento para a população”, explica o secretário Jhony Bezerra sobre a ‘Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde’.

Nesses eventos, são oferecidos à população serviços de fisioterapia, triagem de cateterismo, atendimento ortopédico, consultas com clínico geral, atendimentos com cirurgião geral e realização de testes de risco cirúrgico, testes de glicemia, aferição de pressão, além de marcação de procedimentos eletivos, ultrassonografia e exames laboratoriais e ainda tiragem para realização de cateterismo e orientações de acesso a serviços de hemodinâmica, como angioplastias e outros serviços de alta complexidade.  Além do Castramóvel do Programa Paraíba Pet para a castração de cães e gatos, há ações também da unidade de coleta móvel do Hemocentro para doação de sangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui