Tribunal de Justiça da Paraíba realiza campanha contra o racismo

O Comitê Permanente de Promoção de Equidade Racial (CPPER), do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), promove no dia 27 de junho, a partir das 9h, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, evento que faz parte da Campanha ‘Racismo não é opinião. É crime!’. A programação prevê a realização de palestras com especialistas e ações culturais, com a participação de representantes das comunidades indígena, quilombola e cigana. As atividades ocorrerão no período da manhã e tarde.

De acordo com o juiz auxiliar da Vice-presidência do Poder Judiciário estadual, Ely Jorge Trindade, o evento trata-se de uma ação que tem por objetivo proporcionar a interlocução com movimentos sociais e contribuir para a diversidade cultural no âmbito do Tribunal de Justiça e na sociedade paraibana, através de realização de políticas afirmativas, que evidenciam a responsabilidade social e o combate ao racismo, que é um dos objetivos do Comitê de Equidade Racial.

“O evento é promovido pelo Comitê de Equidade Racial, presidido pela desembargadora Maria das Graças de Morais Guedes, vice-presidente da Corte, com apoio da Presidência, da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), da Escola Superior da Magistratura (Esma) e da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), com a participação, ainda, de várias entidades ligadas ao meio cultural e à promoção da diversidade e da equidade racial”, disse o juiz Ely Jorge, que é membro do Comitê de Equidade Racial.

Resolução – Em novembro de 2023, por meio da Resolução nº 36/2023, o Tribunal de Justiça da Paraíba instituiu o Comitê Permanente de Promoção da Equidade Racial no âmbito do Poder Judiciário estadual. O ato foi assinado pelo presidente da Corte, desembargador João Benedito da Silva.

Conforme a resolução, são objetivos do CPPER: implementar e monitorar ações afirmativas relativas à promoção de equidade racial no âmbito institucional do TJPB; implementar programas de ações afirmativas destinados ao enfrentamento das desigualdades étnico-raciais no tocante ao acesso à Justiça; e incentivar a produção e a veiculação de publicidade e de campanhas institucionais e judiciárias destinadas à divulgação da temática étnico-racial, dentre outros.

A equipe é composta, ainda, pelos juízes Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes e Jailson Shizue Suassuna (gestor local do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial); das servidoras Ana Carolina Fernandes Quixaba (2º Grau) e Viviane Rodrigues Ferreira (1º Grau); do diretor de Gestão de Pessoas, Einstein Roosevelt Leite; e da representante da Esma, Daiane Lins da Silva Firino.

Por Marcus Vinícius

Tribunal de Justiça da Paraíba

Gerência de Comunicação Institucional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui