Romulo Palitot diz que pautas dos advogados são essenciais para representá-los no TJPB

O advogado Romulo Palitot, candidato a desembargador pelo Quinto Constitucional da OAB, destacou em entrevista nesta terça, 30, o envolvimento com as pautas da advocacia e a relação de confiança como requisitos essenciais para representar os advogados na composição do Tribunal de Justiça da Paraíba.

“Representar a advocacia pelo Quinto Constitucional é uma missão que exige comprometimento, capacidade de diálogo e compreender os desafios e necessidades daqueles que vivem da Advocacia. A presença do advogado nos tribunais significa a presença da cidadania”, declarou em entrevista ao jornalista Luís Tôrres, na TV Arapuan.

Questionado sobre suas principais defesas com candidato ao Quinto Constitucional, Romulo enfatizou a acessibilidade, celeridade e inclusão. “O meu compromisso envolve o trabalho diário pela celeridade processual, fortalecimento dos canais de comunicação e, especialmente, a acessibilidade. Um processo que chega a um gabinete não é apenas um número, mas sim uma história que envolve pessoas”, enfatizou.

Em relação à paridade de gênero na composição da lista sêxtupla e que foi instituída pela OAB nesse processo eleitoral, Romulo Palitot reforçou que essa é uma pauta defendida por ele em toda a sua trajetória. “Em 29 anos como advogado, sempre defendi a igualdade de condições entre homens e mulheres. A Advocacia é uma profissão onde mais de 50% são mulheres e precisamos acompanhar movimentos que hoje já acontecem em todo o país”, ressaltou.

Ainda durante a entrevista, Romulo Palitot defendeu o apoio ao jovem advogado. “Como desembargador, defenderei o acolhimento ao jovem profissional. Estarei pronto para dar escuta ativa durante as primeiras sustentações orais. Afinal, esse é um momento decisivo para quem está iniciando sua jornada”, explicou.

Quem é Romulo Palitot

Romulo Palitot é advogado atuante desde 1995. Atualmente, é Presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal na Paraíba e foi Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo, de onde pediu exoneração recentemente para disputar a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional.

É mestre e doutor em Direito Penal pela Universidade de Valência, na Espanha. Pertence aos quadros de professor nos cursos de graduação e pós-graduação de Direito na UFPB e professor da graduação e mestrado do UNIPÊ.

Quinto Constitucional

O Quinto Constitucional é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas dos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público.

Na Paraíba, a vaga destinada à Advocacia é escolhida por meio da composição de uma lista sêxtupla. Este ano, a OAB-PB aprovou a paridade e o processo eleitoral vai destinar três vagas para homens e três vagas para mulheres. A eleição está prevista para acontecer no dia 18 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui