João Pessoa vai receber, entre os dias 5 e 9 de novembro, a 6ª edição do Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, com exibições e debates, atraindo público de todas as idades, em especial crianças de escolas públicas, muitas delas em contato com o cinema pela primeira vez. A abertura será no dia 05 de novembro, às 9h, na Usina Cultural Energisa. Toda a programação terá acesso gratuito.
Com uma programação diversificada e educativa, o 6° Cine Miau terá sessões exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais, sessões ao ar livre abertas ao público, além de debates sobre os filmes exibidos. Ao todo, serão 10 sessões de cinema, sendo oito exclusivas para escolas públicas e duas para o público em geral.
Criado em 2019 com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema, o Cine Miau já passou por 21 cidades, 62 escolas e 35 espaços públicos, alcançando mais de 31 mil pessoas, com uma proposta educativa que vai além da tela, incentivando o pensamento crítico e a criatividade das crianças.
Nesta edição, a mostra trará filmes que abordam temas como diversidade, imigração e acessibilidade, além de promover o lançamento do curta-metragem “Quilombo Encantado – A Jornada de Pilar”, produzido, integralmente, por um grupo de 10 alunos de 12 anos, da Escola Municipal Quilombola Professora Antônia do Socorro Silva Machado, de João Pessoa, que participaram da oficina Processos Criativos de Cinema para o Público Infantil, em junho deste ano. Foram 40 horas de atividades conduzidas pelo cineasta Felipe Leal, com aulas de teoria, criação e prática. O curta será exibido dia 8 de novembro na Associação da Comunidade Negra de Paratibe, onde os jovens realizadores terão a oportunidade de conferir, pela primeira vez, a exibição no cinema do filme de 7 minutos que produziram do argumento à montagem, incluindo roteiro, figurino, sonoplastia, direção e atuação. Na ocasião, eles receberão seus certificados em uma cerimônia especial.
A Mostra levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente, seguindo o conceito “carbono zero”, onde todas as emissões de gases de efeito estufa são compensadas por meio da plantação de árvores nativas no Ceará.
Confira a programação:
10 sessões e 8 debates
De 05 a 08 (terça a sexta) – Usina Cultural Energisa – 9h e 14:30
Dia 08 (sexta) – Paratibe – Escola Mun. Quilombola Prof. Antônia do Socorro Silva Machado – 18h
Dia 09 – Usina Cultural Energisa – 18h
Filmes a serem exibidos:
Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes. Animação. Brasil (PR). 12’. 2023.
Eu sou assim, salabim! – Manu, de Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3’. 2023.
Eu sou assim, salabim! – Levi, de Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3′. 2023.
Eu sou assim, salabim! – Moana, de Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3’. 2023.
Eu sou assim, salabim! – Nelby, de Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3′. 2023.
Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro. Ficção/Drama. Brasil (CE). 13’. 2022.
Lulina e a Lua, de Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos. Fantasia / animação. Brasil (SP). 14’. 2023.
Ninhos em Movimento/ O jeito Yuri de curtir a vida, de Di Florentino. Doc. Brasil (PR). 13’. 2023.
Onde está Carolina? dos Alunos da Escola Municipal Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo. Ficção. Brasil (CE). 8’45”. 2024.
Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal. Ficção. Brasil (PR).12’. 2022.
PIOINC, de Alex Ribondi e Ricardo Makoto. Animação 3D. Brasil (DF / GO). 17’. 2023.
Lost Sheep, de Lukas Rooney. Animação. Estados Unidos (EUA). 7’. 2023.
Spring, de Andy Goralczyk. Animação. Países Baixos (HOL). 7’. 2019.
Durante toda a programação, ainda terá a participação do mascote do evento, com destaque para o DJ Miau e sua mesa de som, além de uma lojinha com canecas personalizadas do Miauzinho.
O 6° Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e tem como patrocinador o Grupo Energisa; apoio cultural do Instituto Energisa e Secretaria Municipal de Educação e produção da Invento Produções Culturais e D’grau Produções.
Fonte: Cine Miau/Terracota Solo Criativo